terça-feira, 23 de julho de 2013

Parte dos R$ 50 bi para mobilidade pode sair neste ano, garante ministra

Garantia foi dada pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Ela deve receber mais prefeitos esta semana.

Créditos: Guto de Castro/Maxi Ônibus Olinda

Parte dos R$ 50 bilhões em financiamentos para Mobilidade Urbana, anunciados pela presidente Dilma Rousseff, pode ser liberada para governadores e prefeitos ainda este ano.

A promessa foi feita nesta terça-feira, dia 23 de julho, pela Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que participou da reunião do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, do Conselho das Cidades. O ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro também participou do encontro, no qual técnicos e representantes das empresas de transportes e da sociedade civil propuseram soluções para os deslocamentos nas cidades.

Os recursos foram anunciados no dia 24 de junho, após a onda de manifestações em todo o País, no Pacto para Melhoria dos Serviços Públicos, que contou com a participação de 27 governadores e 26 prefeitos de capitais.

A ministra já recebeu governadores e prefeitos das capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Pernambuco, que apresentaram projetos voltados para as áreas de transportes. Mas em vez de mostrarem novas ideias ou tentarem adiantar projetos que estavam previstos somente daqui a vários anos, a pouca criatividade marcou os chefes de executivos. Boa parte deste fato reflete uma realidade pouco confortável para o cidadão: as cidades e estados não têm projetos suficientes, por isso apresentaram mais do mesmo. O que revela que transporte público ainda não é uma prioridade de fato, apenas no discurso.

Nesta semana, Miriam Belchior recebe prefeitos de cidades acima de 700 mil habitantes, o que inclui São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e Campinas, no interior de São Paulo, por exemplo.

A cidade do ABC possui um plano de corredores de ônibus para ligar as diversas regiões do município e integrar as linhas municipais com o monotrilho que deve sair da região Central e se estender até a estação Tamanduateí da CPTM e do Metrô, na Capital Paulista, numa primeira fase.

São Bernardo deve ter treze corredores de ônibus. Alguns também podem ser conectados a corredores municipais em Diadema, de acordo com o Plano Regional de Mobilidade apresentado pelo Consórcio Municipal do ABC.

Miriam Belchior disse que os prefeitos, no entanto, não devem ficar de braços cruzados esperando as verbas. O dinheiro vai ser liberado na medida em que os municípios começaram a apresentar os projetos e já começarem as licitações.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Blog Ponto de Ônibus

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