terça-feira, 15 de outubro de 2013

Conheça um ônibus dos anos 60 que está a todo vapor no Recife

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Quase na terceira idade. É assim que podemos definir a personagem desta matéria. Um ônibus prestes a completar cinquenta anos de vida, mas que esbanja conservação e coloca no bolso alguns dos coletivos que circulam pelas nossas ruas hoje,

Ele tenta ser discreto, mas não consegue: chama atenção por onde passa. Em meio a tantos olhares curiosos, exibe sua carroceria de alumínio, o ronco do seu motor (não mais o original, iremos explicar o porquê em breve), e o nome que recebeu do atual dono: "Expresso Pau de Arara".

Trata-se de um ônibus Blue Bird Conventional, chassi Chevrolet Gasolina, ano 1964. Foi fabricado nos Estados Unidos, e trazido para o Brasil no mesmo ano, como parte do projeto "Aliança para o Progresso", do governo militar. Era movido a gasolina, o que atraiu a atenção dos responsáveis pela sua compra, já que o uso do petróleo estava em alta na época.

Quando desembarcou no Recife, o ônibus foi encaminhado para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde passou a fazer o transporte dos estudantes dentro do campus recém-inaugurado no bairro da Várzea. Logo foi apelidado de "sopa" pelos seus usuários. Em outros lugares do país, com por exemplo na Paraíba, ficou conhecido como "Marinete".

Porém, ao longo dos anos 70, a famosa crise do petróleo inviabilizou a operação do ônibus. Com isso, ele foi parar em um depósito da UFPE onde passou longos e dolorosos anos encostado. Após algum tempo, foi levado a leilão, tendo sido arrematado pelo dono de um ferro velho.

Pouco tempo antes de ser destruído no ferro velho, a "sopa" foi comprada pelo seu atual proprietário. O novo dono fez uma série de reformas no ônibus. A mais importante delas foi a troca do motor. Devido ao alto consumo de gasolina, além do aquecimento excessivo da parte interna do veículo, foi implantado um chassi Mercedes-Benz movido a diesel.

O ônibus também ganhou uma nova pintura, na cor amarela, e foi apelidado de "Expresso Pau de Arara". Desde então, tem sido mantido como relíquia pelo seu dono, que não realiza nenhuma atividade comercial com o ônibus.

Recentemente, o "Expresso Pau de Arara" esteve exposto na IX Bienal do Livro de Pernambuco, como parte de um projeto intitulado Dicionario de Fobias. Trata-se de um livro, que ainda está em desenvolvimento, que contará com o significado de mais de 1000 medos do ser humano. Durante a exposição, o ônibus recebeu vários adesivos de divulgação do trabalho.

Para obter mais informações sobre o projeto do "Dicionário de Fobias", visite o site: http://catarse.me/pt/dicionariodefobias, e curta a página no Facebook:  https://www.facebook.com/DicionarioDeFobias?fref=ts.

Veja as fotos do Expresso Pau de Arara:













Créditos: Guto de Castro/Acervo

Confira um vídeo com o ronco do motor do Expresso Pau de Arara:



Agradecimento especial ao Sr. Igor Rafailov, responsável pelo projeto do Dicionário de Fobias, que nos permitiu fazer fotos do ônibus, bem como viajar nele.

2 comentários:

  1. Que bela história! Parabéns ao proprietário desta relíquia e que ele possa continuar rodando ainda por muitos anos!

    ResponderExcluir
  2. rapaz .. tem um desse aqui em Inhumas Goias ... parado .. o proprietario vai restaura-lo

    ResponderExcluir

 

Arquivo do blog