sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Lyon, na França, inicia testes com híbridos

Créditos: Máxime Brochier/Divulgação

Um programa de testes operacionais com ônibus híbridos foi iniciado recentemente na cidade francesa de Lyon. Com cerca de 500 mil habitantes e mais de dois milhões de habitantes em sua região metropolitana, esse importante município francês tem como objetivo a avaliação da tecnologia híbrida para o seu sistema de transporte público, que conta com uma rede de ônibus, bondes e metrô. Por intermédio do Sytral (Sindicato Público Privado para Rhone e a conurbação de Lyon), gestor do transporte público da região, o projeto busca uma nova concepção para um transporte coletivo que cause um menor impacto negativo ao ambiente e economize energia, com a utilização de tecnologias diferentes e disponíveis no mercado.

Para isso, seis novos ônibus híbridos (diesel/elétricos) das marcas Iveco, MAN e Volvo começaram a circular em quatro linhas do sistema da cidade e região. Motoristas e pessoal técnico passaram por um treinamento para conhecer a tecnologia adotada. Iveco e MAN utilizam o conceito serial (apenas o motor elétrico é que traciona o veículo), com baterias de lítio e supercapacitores, respectivamente, enquanto que a Volvo adota o sistema paralelo de tração, com dois tipos de motores – diesel e elétrico. Além disso, outros dois ônibus a diesel estão participando dos testes como referência para as comparações entre vantagens e desvantagens de cada modelo.

Por no mínimo seis meses, a experiência com essa avaliação tecnológica realizada pelo Sytral quer conhecer os detalhes da redução do consumo de combustível, do impacto causado pela diminuição das emissões poluentes, do conforto aos passageiros e motoristas e do monitoramento dos sistemas de armazenagem da energia, no caso, as baterias de lítio e supercapacitores.

A frota de ônibus que opera em Lyon e em sua região metropolitana é composta por pouco mais de 1.000 unidades, sendo 131 trólebus. Até 2014, cerca de 1,5 bilhão de euros deverão ser investidos na renovação de todo o sistema de transporte público da cidade francesa e de sua conurbação.

Auto Bus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog