sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mulher é indenizada por ter sido pisoteada no Metrô do Recife

A CBTU foi condenada a pagar R$ 20 mil à vítima, além de indenização por danos materiais


Créditos: Diego Nigro/JC Imagem


A companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi condenada a pagar R$ 20 mil em danos morais à passageira Marieta Leocádio de Araújo, que foi pisoteada enquanto entrava em um metrô, na Estação Recife. A Companhia deverá pagar também pelos danos materiais à vitima, no entanto, o valor ainda será definido. 


De acordo com a autora da ação, o incidente ocorreu no dia 5 fevereiro deste ano, quando ela tentava entrar no vagão. Na ocasião ela foi empurrada e pisoteada por passageiros. O acidente culminou em danos físicos que impediram Marieta de exercer a atividade profissional. Devido a lesões no braço e no ombro, a técnica em farmácia teve que se ausentar do trabalho, passando a receber o auxílo-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de valor inferior ao seu salário.

A sentença foi proferida pelo Juiz Isaías de Andrade Lins Neto, responsável pela  32ª Vara Cível da Capital. Sobre o argumento de que a culpa seria de terceiros e não da empresa, o juiz afirmou que o fato ocorreu devido à superlotação dos vagões. “Se o vagão não estivesse lotado, a autora não teria sido pisoteada, o que exclui a ocorrência de culpa exclusiva de terceiro”, concluiu.

O magistrado também destacou que o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) ressalta a culpa de quem fornece o serviço. "O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos".

A sentença foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (Dje) da última quinta-feira. A CBTU ainda foi condenada a arcar com as custas processuais e honorários dos advogados. A Companhia ainda poderá recorrer da decisão,em um prazo de quinze dias, a partir desta sexta-feira (11).  


JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog