sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Serviço de monitoramento de tempo dos ônibus ainda não tem data exata para voltar a funcionar

Créditos: Alexandre Gondim/JC Imagem

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) devem lembrar da ferramenta lançada pelo Governo do Estado em março de 2012 que permitia conferir o tempo previsto para a chegada dos ônibus nas paradas. O Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) informaria os horários de chegada e saída dos coletivos através de painéis de LCD, mensagem de texto (SMS) via celular; ou, ainda, pela central telefônica do Grande Recife Consórcio de Transporte. Os painéis ficariam fixados em 13 terminais e o sistema funcionou por apenas 18 dias. Depois de apresentar falhas foi suspenso.


Após mais de um ano, o serviço que custou R$ 20 milhões aos cofres estaduais ainda continua em fase de licitação; a previsão para voltar a operar é março de 2014. A informação repassada pelo Grande Recife de que o Simop seria utilizado em teste nos 200 BRTs (Bus Rapid Transit) que funcionarão no corredor Leste-Oeste, em janeiro do ano que vem, talvez não possa ser cumprida. As empresas que participaram do antigo projeto (Citatti, Cercap e MidiaVox) foram multadas no valor de R$ 400 mil por não atenderem aos requisitos exigidos no edital, que terminou cancelado.
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, esclareceu que o funcionamento do sistema pode atrasar, pois o processo de licitação ainda está em andamento. “As quatro empresas que concorrem ainda estão em fase de habilitação. Vamos analisar se elas vão atender às exigências do edital para realizar a análise da proposta comercial”, explicou. 
O projeto do Simop foi modificado para evitar que surjam problemas que possam impedir o funcionamento do serviço. Diferente do antigo pacote que monitorava o tempo através de GPS, o novo projeto prevê informações mais detalhadas. “Os motoristas vão contar com um equipamento que vai informar sobre engarrafamentos, problemas no veículo e demais empecilhos que possam atrasar a viagem, além do GPS que já existia”, completou Nelson. 
A grande diferença do projeto passado é que o novo sistema vai fazer um planejamento, através dos dados coletados durante a viagem. “Agora teremos um controle total da viagem e as informações serão repassadas para a central, para os motoristas e usuários”, afirmou Nelson. 
Outro diferencial será o cancelamento dos serviços de informações por meio de SMS, como funcionava anteriormente. “Quando estiver funcionando, os usuários vão consultar as informações pela internet, diretamente dos seus smartphones”, completou.


NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog