sábado, 12 de outubro de 2013

Ônibus limpos são destaques em Conferência sobre Mudanças Climáticas

Pelo setor de transportes é possível degradar ainda mais ou definitivamente contribuir para uma qualidade de vida melhor. Depende das decisões a serem tomadas.


Créditos: FMTrrans/Divulgação

A intervenção do homem e a geração de riquezas são atividades que causam impactos no meio ambiente. Não há como se livrar disso. No entanto, respeitar o meio ambiente e continuar crescendo do ponto de vista econômico não significam ações opostas.
Muito pelo contrário, diminuir os impactos negativos na natureza é também deixar de desperdiçar dinheiro, contribuindo para geração de riqueza. Seja por usar de forma racional recursos, seja por reduzir custos na área da saúde pública, seja por reaproveitar materiais que em vez de serem descartados, podem ser reciclados e usados para outros fins e na criação de hábitos e políticas mais saudáveis nas cidades.
Nesta sexta-feira, dia de 04 de outubro de 2013, foi realizada a “12ª Conferência e Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo”.
Com a participação de diversos especialistas de reconhecimento internacional, como do geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, do médico da USP que estuda os efeitos da poluição nas cidades, Paulo Saldiva, e de profissionais de autarquias públicas como Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp, Luiz Antônio Carvalho Pacheco, e Rubens Rizek, Secretário Estadual Adjunto do Meio Ambiente; o evento foi realizado no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo.
O tema principal deste ano foi “Por uma Cidade Mais Sustentável”. Quando se fala em produzir, a sociedade não deve pensar apenas na indústria e na fabricação de produtos. Há também a produção de serviços.
O setor de transportes é um dos que mais poluem as cidades. As estimativas da OMS – Organização Mundial da Saúde é que nos grandes centros urbanos, os automóveis gerem pelo menos 80% da poluição atmosférica.
Mas o setor de transportes pode ser um grande aliado ao meio ambiente quando o poder público privilegia sistemas que transportam grandes quantidades de pessoas com menos veículos, ou seja, o transporte coletivo e como complemento a ele, o não motorizado.
Um dos painéis inclusive foi dedicado à mobilidade urbana: “Circular e respirar na Metrópole”. A simples substituição de uma grande quantidade de carros por ônibus a diesel, que podem reduzir uma frota na cidade e a emissão de poluentes, já traz benefícios à população.
Mas esta substituição se dá pelo aumento da qualidade e da velocidade dos transportes públicos, metas que são alcançadas pela priorização dos ônibus no espaço urbano e boa gestão dos sistemas. Assim, são necessários corredores de ônibus, mas se eles não forem bem planejados e geridos, podem deixar de oferecer à população todo o potencial de benefícios em relação à mobilidade e sustentabilidade.
No entanto, se os ônibus possuírem formas de tração menos poluentes, a situação numa cidade se aproxima ainda mais do desejável para que as pessoas não percam a vida e o poder público não desperdice dinheiro por causa da poluição.
A exposição de ônibus não poluentes e menos poluentes no evento foi um símbolo de que o país tem tecnologia e competência para fazer veículos de transportes coletivos mais sustentáveis. Com incentivos e políticas que possam fazer com que a produção deste tipo de ônibus ganhe escala, os preços das unidades devem cair ainda mais e os ônibus sustentáveis, ainda apresentados como exceções, poderiam se tornar mais freqüentes nas cidades brasileiras, como ocorre já em boa parte do mundo.
Entre os veículos apresentados estavam um trólebus de 15 metros, chassi Scania, equipamentos Eletra e carroceria Caio Millennium BRT, um ônibus a combustão menos poluente – Caio Millennium IIScania K 270 a Etanol, e um ônibus elétrico híbrido Volvo – Caio Millennium BRT, que funciona com dois motores: um elétrico e outro a combustão.
Todos os veículos são produzidos no Brasil, com alto índice de tecnologia e desenvolvimento nacional.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ônibus Brasil

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