quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Metroviários paralisam sistema por 24 horas nesta sexta


Créditos: JC Online/Acervo

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) decidiu, em assembleia realizada nesta terça-feira (1), por uma paralisação de advertência, durante 24 horas, programada para esta sexta-feira (4). O objetivo é chamar a atenção do Governo Federal, da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e a população para o processo de sucateamento pelo qual o sistema metroviário vem passando nos últimos anos.


Na pauta da reunião desta terça, além da paralisação que começa as 0h da sexta, foram discutidos dois assuntos principais: a provável estadualização e privatização do sistema metroviário do Recife e Região Metropolitana e os atos de vandalismo que aconteceram na Estação Coqueiral, nessa segunda (30).

“A pane ocorrida nessa segunda-feira (30) é o reflexo das péssimas condições de trabalho em que estão os metroviários. A CBTU tratou o caso como se fosse de polícia, mas nós sabemos que é a falta de investimento. Até porque, sabemos, a falta de peças, de manutenção, de material de trabalho têm sido situações rotineiras que afetam diretamente a operação e, consequentemente, a população”, informou a assessoria de comunicação do sindicato.

Há menos de um ano da Copa do Mundo e tendo os metrôs como principal meio de transporte público oferecido pelo governo para o acesso à Arena Pernambuco, a polêmica e a depredação sobre a falta de investimento e de infraestrutura no sistema metroviário pode ser um alerta para evitar um colapso nos dias de jogo.

Na quinta-feira (3), a categoria fará nova assembleia, às 18h, para referendar a mobilização. A intenção é que 100% dos metrôs deixem de funcionar até as 23h59 da sexta (4), segundo o Sindmetro-PE.

NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog