quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Grande Recife tenta implantar novo sistema de monitoramento de ônibus


Créditos: Guto de Castro/Acervo

O Consórcio Grande Recife assinou, na manhã desta quinta-feira (30), contrato com a empresa espanhola Etra para implementar o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop). Dentro de cinco meses, os usuários poderão prever os horários de chegada e saída dos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. O investimento é da ordem de R$ 42 milhões, dos quais R$ 6 milhões serão para construção de um Centro de Monitoramento. Esta é a segunda tentativa do governo de contratar um serviço de monitoramento do transporte coletivo público.


O projeto irá monitorar os 3 mil ônibus que circulam na capital juntamente com a fronta de 150 BRTs. O usuário poderá consultar os horários através de painéis de LCD e aplicativos nos celulares. Já existem painéis nos terminais integrados de Tancredo Neves, Igarassu, Recife (Estação Central), Cajueiro Seco, Caxangá, Aeroporto, Pelópidas Silveira, Cabo de Santo Agostinho, Macaxeira, Camaragibe e PE-15. Durante o dia, 26 mil viagens serão monitoradas pelo Simop, possibilitando aos cerca de 2 milhões de passageiros a previsão dos horários.

A Etra tem cinco meses para colocar o projeto piloto em operação e testá-lo. "Começaremos com 150 ônibus de BRT (Bus Rapid Transit), que equivalem a 5% da frota. Se tudo der certo, começaremos a segunda fase, com a implantação nos 3 mil ônibus restantes, num prazo máximo de 1,5 ano”, explica o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes. Essa é a primeira licitação pública internacional realizada no Brasil com esta abrangência.

Um importante diferencial é a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema. O equipamento permitirá que o motorista registre no sistema informações como o número de ordem do ônibus, o número da linha, a matrícula do operador e o início da viagem.

Essas informações serão repassadas para o CMO - Centro de Monitoramento da Operação -, permitindo que os fiscais possam saber se o coletivo está parado no trânsito ou se a linha está operando dentro do programado. O não cumprimento da viagem vai recair, diretamente, na remuneração do operador.

O usuário também poderá acessar o portal do Grande Recife para consultar o serviço de itinerários das linhas. Para isso, bastará informar onde o passageiro está, que o sistema informará a que distância o coletivo está dele. O usuário poderá obter as mesmas informações por meio de um aplicativo de smartphone, que será disponibilizado tanto no sistema IOS como no Android.

ETRA - A empresa Etra é a responsável pelo monitoramento dos ônibus do Transmilenio, sistema de transporte de Bogotá (Colômbia). Com uma frota de 1.699 veículos em operação, a TransMilenio atende atualmente 1,6 milhão de usuários ao dia, gerando um dos mais altos indicadores de eficiência em sistemas de transporte.

VEXAME - Em março de 2012, a implantação do Simop das empresas Cittati, Midiavox, Cercap causou frustração nos usuários, devido à falha no sistema. As previsões de horário dos ônibus durou 18 dias.


JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog