quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ônibus antigo inglês é transformado em casa sustentável

Créditos: Divulgação

A relação entre ônibus e meio ambiente é muito próxima. 
Contando com a capacidade de passageiros, um ônibus a diesel convencional polui 17 vezes menos que um carro de passeio e 34 vezes menos que uma motocicleta.

Um serviço bem estruturado de ônibus, que ofereça conforto, rapidez e pontualidade, é capaz de atrair pessoas do transporte individual para o coletivo. Ao diminuir a quantidade de carros nas ruas, os níveis de poluição são reduzidos, o que é benéfico para o meio ambiente e para o sistema de saúde.
Ônibus movidos por fontes de energia alternativas ao petróleo, como etanol, biocombustível e eletricidade trazem ganhos ainda maiores ao meio ambiente e à economia. Afinal, degradação do meio ambiente e da saúde representa gastos e também perdas de oportunidades de geração de renda de forma sustentável.
Esses fatos são de conhecimento de boa parte da sociedade e do poder público, que mesmo assim ainda insiste em privilegiar direta ou indiretamente o transporte individual. Mas o ônibus pode ser amigo do meio ambiente até mesmo depois de ter cumprido sua “vida útil”.
É o que descobriu um casal inglês, de acordo com os portais “Eco D” e “Portal do Meio Ambiente”. Rob e Layla não se conformavam ao ver um ônibus dos anos de 1970 abandonado numa área com vista para a região de Herefordshire, na zona oeste da Inglaterra.
Créditos: Divulgação

O casal então decidiu tomar uma atitude. Em poucos meses, o veículo que estava se degradando foi transformado em uma confortável casa e o melhor, com apelo para sustentabilidade.
A iluminação interna do veículo, o carregamento de celulares, notebooks e o funcionamento de aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos contam com energia solar. No teto do ônibus foram colocadas placas de captação da luz do sol e no interior do veículo um sistema que transforma esta energia para o funcionamento dos aparelhos sem a necessidade de adaptá-los.
O banheiro é do lado de fora, feito de numa estrutura de madeira, e consegue destinar corretamente os resíduos para a rede de tratamento de esgoto. O ônibus possui dois fogões, um a gás e outro a lenha. O piso é de madeira e as bancadas de carvalho.
Na parte de trás, um sofá em formato de L se transforma em cama de casal. O veículo foi chamado pelo casal de Majestic Bus e segundo Rob e Layla pode ter oito pessoas morando de forma confortável, sendo quatro na parte interna e mais quatro no acampamento do lado de fora, que aproveita a estrutura da lataria.
A iniciativa do casal não é para que ônibus sejam transformados em casas como padrão de moradia, mas mostrar a importância da reutilização de materiais e estimular iniciativas em prol do combate ao desperdício, além de incentivar soluções simples e criativas.
Créditos: Divulgação

Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Ônibus Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog