sábado, 25 de janeiro de 2014

Volvo transforma sucata plástica em sacos de lixo

Créditos: Divulgação

No começo deste ano, a Volvo passou a direcionar toda a sucata plástica gerada nas linhas de produção de caminhões e ônibus para transformação em sacos de lixo 100% reciclados, utilizados pela própria montadora.

“A empresa tem como meta tornar-se líder mundial em soluções sustentáveis de transporte, e isso passa, necessariamente, pelas linhas de produção”, afirma Cyro Martins, diretor de Operações de Manufatura do Grupo Volvo no Brasil.
Segundo a montadora, os materiais enviados para reciclagem são embalagens para proteção de peças, galões, fitas e tampas, entre outros materiais plásticos. A reciclagem e produção dos sacos de lixo são feitas pela empresa responsável pela coleta da sucata plástica gerada pela fábrica.
Dessa forma, o produto gerado pela reciclagem volta para o uso na empresa, fechando um ciclo de uso dos recursos naturais. “Vários outros resíduos gerados pela fábrica são reciclados e recolocados no mercado em forma de produto, mas não voltam direto para a fábrica”, destaca Fábio Tokuue, coordenador de Tratamento Químico e do Terminal de Resíduos da Volvo.
Além de ser mais sustentável, a Volvo conseguiu reduzir 75% os gastos com a compra de sacos de lixo e melhorou a qualidade do material.  “Esta redução dos custos deve-se ao processo de logística reversa, pois vendemos a sucata plástica e compramos de volta, em forma de saco de lixo”, explica Kaio Pimenta, da área de Compras da Volvo e responsável pela negociação e implementação do projeto de reciclagem dos sacos de lixo.
No ano passado, a fábrica gerou 240 toneladas de sucata plástica, sendo que 23 toneladas já regressaram para a Volvo em forma de sacos de lixo.  “Outra vantagem deste projeto é que contribui com o aumento da competitividade dos nossos fornecedores, que vendem o produto gerado com a reciclagem também para outras empresas, e gera uma cadeia de negócios sustentáveis, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também do econômico”, finalizaa Tokuue.

Transpoonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog