segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Scania lança motores Euro 6 abastecidos 100% com biodiesel




Scania continua a lançar motores Euro 6 que podem ser abastecidos exclusivamente com biodiesel. A fabricante apresenta desta vez dois propulsores de 13 litros e seis cilindros, capazes de funcionar com qualquer mistura de diesel, ou mesmo com 100% de biodiesel. Um deles tem 450 cavalos de potência e o outro, 490 cavalos. Ambos são equipados com os sistemas SCR e EGR, de pós-tratamento. 

Segundo a fabricante, o bloco de 450 cavalos oferece 2.350 Nm de torque a partir de 1 mil rotações por minuto, enquanto o de 490 cavalos produz 2.550 Nm a partir de 1 mil rotações por minuto. Nota-se que a rotação diminui apenas 8% quando os motores são abastecidos exclusivamente com biodiesel (devido ao menor teor de energia deste combustível). 

O biodiesel emite menos dióxido de carbono em comparação com o diesel convencional. Alguns tipos chegam a poluir 80% menos. Os novos motores poderão receber a mistura de biodiesel com diesel. Mas a Scania recomenda o uso contínuo do biodiesel para que o propulsor mantenha seu bom funcionamento. 

Em outubro de 2013, a fabricante já havia lançado dois motores robustos de cinco cilindros e 9 litros, movidos a biodiesel. Um deles com 320 cavalos e o outro mais potente, com 360 cavalos. A fabricante diz que continuará a apresentar novidades de diferentes tamanhos e potências.

Automotive Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog