terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Onde Está Você: Borborema 579 e Vera Cruz 132




A coluna Onde Está Você inicia hoje a temporada 2014, excepcionalmente nesta terça-feira. Você vai conferir com a gente a atual localização de dois ônibus que passaram pela frota de empresas recifenses.

O primeiro deles é um Busscar Urbanuss Pluss, chassi Volkswagen 15-180 EOD. Ele pertencia a Borborema e tinha o prefixo 579. Chegou para a empresa em 2005, junto com apenas mais um irmão, o 581. A compra destes ônibus surpreendeu a todos, por fugir totalmente do padrão adotado pela empresa na época, que era a dobradinha Ciferal + Mercedes-Benz.

Créditos: Guttemberg Siqueira/Ônibus Brasil

Assim como a Borborema sempre fazia ao comprar ônibus com chassi Volkswagen, o 579 e seu irmão foram escalados na área 07, nas linhas que atendem aos bairros do Curado, Totó e adjacências. Passou grande parte da sua carreira fixo na extinta 370 Curado IV/Boa Viagem.

Entretanto, a compra dos dois ônibus não agradou muito a Borborema, fazendo com que a empresa desativasse os carros bem antes do previsto. Saíram de operação em 2009, após a grande renovação de frota promovida naquele ano.

Créditos: José Ailton Neto/Ônibus Brasil


Como estava novo, o 579 atraiu logo a atenção de outras empresas. Foi adquirido pela DEF Caruara, empresa que operava linhas na Zona da Mata Sul. Lá, ganhou o prefixo 080 e passou a rodar na intermunicipal Palmares-PE/Joaquim Nabuco-PE.

Créditos: Mário Augusto/Ônibus Brasil


Em 2012, a DEF Caruara é vendida, e suas linhas são divididas entre a San Remo (que herdou aquelas que vem para o Recife), e a recém-criada EAS Coletivos. O 080 então é transferido para a segunda transportadora, mantendo o mesmo prefixo. Ficou escalado na Palmares-PE/Catende-PE.

Veja como está o 579:

Créditos: Eduardo Silveira/Ônibus Brasil


Já o segundo destaque da nossa coluna hoje é um Caio Apache S21, chassi Volkswagen 17-210 OD. Ele pertenceu a Vera Cruz e tinha o prefixo 132. Foi adquirido pela empresa em 2002, e fez parte de uma grande renovação de frota realizada naquele ano, que envolveu 20 ônibus novos.

Créditos: Mário Augusto/Ônibus Brasil


O 132 teve uma vida longa na Vera Cruz, rodando por 10 anos. Nesse período de tempo, rodou entre as mais diversas linhas da empresas, entre elas as extintas 152 Jordão Baixo, 153 Jordão Alto, 162 Muribeca e 164 Conjunto Marcos Freire.

Créditos: Erick Augusto/Ônibus Brasil


Em 2012, o 132 encerra suas atividades na empresa, para dar espaço aos 50 ônibus novos que a empresa comprou naquele ano. Foi pintado de branco e colocado a venda na concessionária Novo Mundo, que pertence ao mesmo grupo empresarial da Vera Cruz. Não temos notícia do destino que tomou.

Créditos: Felipe Luiz Barbosa/Ônibus Brasil

Um comentário:

  1. O Busscar Urbanuss Pluss 2005, Número 581,da Borborema, KHX-3955, Encontra-se atualmente como ônibus de uma auto-escola no município de Jaboatão dos Guararapes- PE.

    ResponderExcluir

 

Arquivo do blog