sábado, 25 de janeiro de 2014

Sábado Nostalgia: Caruaruense 403 - Anos 90

A coluna "Sábado Nostalgia" está de volta ao Maxi Ônibus Olinda, iniciando hoje a temporada 2014. E você, já está preparado para relembrar com a gente a história de um ônibus que passou pela frota de uma empresa pernambucana? Então, prepare-se, pois fortes emoções estão por trás da nossa viagem no tempo de hoje.

O ano era 1998, e a cidade, Caruaru. A tradicional empresa Caruaruense, com muitos anos de atividade na Capital do Forró, realizou uma compra única na sua história: três ônibus modelo Busscar Urbanus II, com chassi Scania F113 HL. Foram numerados como 401, 402 e 403.

O Scania F113 HL fez bastante sucesso nos anos 90, tendo sido adotado por várias empresas que queriam um chassi potente e barato ao mesmo tempo. Com 220 cavalos de potência, foi utilizado principalmente em ônibus alongados.

Após ter sido cliente fiel da Mercedes-Benz na década de 80, a Caruaruense se rendeu a Scania nos anos 90. Na frota rodoviária o chassi K113 predominou nas compras da época, tanto na versão CL quanto na TL. Tal preferência da empresa perdurou até 2001, quando a marca alemã voltou a ganhar espaço na empresa.

Porém, em meados dos anos 2000, a Caruaruense ainda fez pequenas compras a Scania: em 2005, foram duas unidades, no chassi K310, para o serviço executivo da linha Recife/Caruaru; já em 2007 5 ônibus do mesmo chassi são adquiridos, porém destinados ao serviço convencional.


Quando chegaram na Caruaruense, o 403 e seus irmãos foram escalados em uma das principais linhas intermunicipais da empresa: a Caruaru/São Caetano. Como as duas cidades são próximas, é bastante comum o deslocamento de pessoas entre elas, o que faz a linha em questão ter uma grande demanda em todos os dias da semana. Daí se entende a necessidade da compra de ônibus alongados, e de certo modo, também a opção pelo chassi Scania.

O 403 prestou serviços a Caruaruense durante 11 longos anos. Em 2009, sua trajetória se encerra na empresa, e ele é vendido a uma auto-escola do Recife, onde passa a auxiliar na formação de novos motoristas de ônibus. Foi visto pela última vez em 2013, já em um ferro velho. Não sabemos que destino ele tomou.



Relembre, com a gente, o 403 da Caruaruense:

Créditos: Marcos Lisboa/Ônibus Brasil

Créditos: Anderson Miguel/Ônibus Brasil

Créditos: Anderson Miguel/Ônibus Brasil

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