sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Acessibilidade – GRCT amplia a frota de ônibus equipados para o SET

Desde segunda-feira (29), 17 ônibus equipados com elevador passaram a integrar a frota de três linhas que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR). Deste total, duas linhas não contavam com nenhum veículo até este ano e a terceira, que já tinha parte da frota acessível, passou a operar com todos os veículos equipados com a plataforma elevatória. Assim, o Grande Recife Consórcio de Transporte confirma o compromisso de expansão do Serviço Especial de Transporte (SET), que já conta 274 linhas e 1.143 coletivos.

Créditos: Gabriel Belfort/Acervo

As 001-Ponte dos Carvalhos/Prazeres (Barra de Jangada) e 418-Tiúma/Camaragibe fazem parte do sistema de transporte complementar da RMR e operam com doze veículos e realizam 103 viagens cada. A partir de agora, 14 microônibus divididos igualmente para as duas linhas passaram a realizar cerca de 60% dos atendimentos oferecendo o serviço com elevador.

Já a linha 413-Avenida do Forte, operava com um total de sete ônibus e realizava 65 viagens, das quais 20 eram feitas com ônibus do SET. Agora, com a ampliação da frota, todas as viagens passaram a ser realizadas com veículos acessíveis. Esta mudança beneficiou os usuários que precisam ir até a Associação da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (AFCD), localizada próximo a Praça da Torre, que é atendida pela linha.

Para a diretora de Operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, tornar toda a frota seja acessível até 2014 é mais que um desejo, é uma meta. “Nosso compromisso não se baseia apenas em um cumprimento legal, mas em garantir a acessibilidade a todos os usuários, inclusive aqueles que possuam mobilidade reduzida”, ressaltou.

SET – O Serviço Especial de Transporte (SET) é realizado por ônibus acessíveis com elevadores, para facilitar a acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. As linhas integrantes do serviço operam nos principais corredores de transporte, com percursos que atendem a hospitais das redes pública e privada, escolas, universidades e outros destinos selecionados por pesquisa realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Atualmente, 274 das 385 gerenciadas pelo Consórcio já participam do SET, totalizando 1.143 ônibus acessíveis.

Mais informações sobre esta ação ou qualquer outro tema, realizar sugestões, reclamações ou elogios pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

GRCT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog