sábado, 17 de setembro de 2011

Projetos para melhorar transporte na RMR são apresentados em São Lourenço

Uma das novidades é o Ramal Cidade da Copa: várias vias que vão ligar Camaragibe e o TIP à Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata

A Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, na Zona da Mata pernambucana, foi palco de uma audiência pública que apresentou detalhes das obras da Cidade da Copa. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), que marca o início da contagem regressiva de 1.000 dias para a próxima edição da maior competição mundial de futebol. Na ocasião, o secretário extraordinário da Copa do Estado de Pernambuco, Ricardo Leitão, apresentou os vários projetos que serão executados no Recife e na Região Metropolitana visando à Copa do Mundo de 2014.

Entre eles, foram apresentados os projetos que deverão melhorar o transporte de passageiros na região, como as obras no Terminal Integrado de Passageiros de Cosme Damião, os corredores Leste, Oeste, Norte e Sul e a duplicação da BR-408. Outra novidade apresentada na ocasião foi o Ramal Cidade da Copa, composto de várias vias que vão ligar Camaragibe e o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) à Cidade da Copa, em São Lourenço.

O plenário da Câmara de Vereadores de São Lourenço ficou lotado para o encontro, que foi aberto pelo deputado Vinícius Labanca, que preside a Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O presidente da Alepe, Guilherme Uchoa; o presidente da Comissão de Finanças da Alepe, Ettore Labanca; o presidente da Câmara de São Lourenço, Leonardo Barbosa; o deputado Clodoaldo Magalhães; e o representante da Odebrecht, Bruno Dourado, também participaram da audiência.

CUMPRIMENTO DO PRAZO
Antes da audiência pública em São Lourenço, Ricardo Leitão participou de uma coletiva de imprensa realizada também nesta sexta-feira. Na ocasião, o secretário extraordinário da Copa do Estado de Pernambuco garantiu que o pacote de obras será entregue em tempo, sobretudo a Arena da Copa, que atualmente está 15% concluída. A capacidade do novo estádio será de 46 mil espectadores e terá ainda seis mil vagas de estacionamento.

"Vamos entregar todas as obras seis meses antes da Copa. A Arena, por exemplo, ganhará mais um turno de trabalho visando a Copa das Confederações. Em março de 2012, caminharemos para a metade da obra. Sonhamos com a inauguração para dezembro de 2012. Se a Fifa não escolher Recife como cidade-sede, aí caminharemos com mais tranquilidade", afirmou Ricardo Leitão, à espera do sorteio para a Copa das Confederações, marcado para o mês que vem.

Com o investimento total de R$ 2,5 bilhões, o projeto do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife conta ainda com a compra de 15 trens para o metrô, construção de novos corredores de acesso para facilitar o trafego de veículos, uma nova torre de controle para o aeroporto e pontos para melhorar a drenagem da capital pernambucana.

LOGOMARCA E CONTADOR
A logomarca do Recife como cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 foi lançada no Parnamirim, no Recife, na manhã desta sexta-feira. As inspirações para a criação da logo foi o frevo, uma das mais fortes representações culturais de Pernambuco, e o seu principal símbolo: a tradicional sombrinha.

As secretarias extraordinárias da Copa, tanto estadual quanto do Recife, também inauguraram um contador regressivo para a abertura do evento. O relógio (foto 4) está instalado na avenida Agamenon Magalhães, uma das principais vias da capital pernambucana. Uma hora após ser inaugurado, o relógio parou de funcionar. O funcionamento apenas foi restabelecido apenas no final da tarde desta terça, por volta das 17h.


PE 360 Graus/Globo Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog