sábado, 17 de setembro de 2011

Física no ônibus: Força Centrífuga


Quando um ônibus faz uma curva, você já teve a sensação de que seu corpo vai na direção contrária ao movimento? Se você não entendeu o porquê, a física explica: isso acontece por causa da ação da força centrífuga.

Para entender melhor a situação, tomaremos por base dois referenciais: um parado (chamado de inercial) e outro em movimento (chamado de não inercial). É tomando essas referências por base que a força centrífuga atua.

O referencial inercial (ou seja, quem está fora do ônibus) verá o ônibus ser empurrado para a direção da curva. Enquanto isso, o referencial não-inercial (ou seja, quem está dentro do ônibus, se movimentando junto com ele), será empurrado para a direção contrária à curva.

Então, se um ônibus fizer uma curva para a esquerda, quem está do lado de fora verá o veículo ser empurrado para a esquerda, ou seja, o centro da curva. Contudo, quem estiver dentro do ônibus, verá seu corpo ser empurrado para a direita, ou seja, a direção contrária ao movimento.

Representação da força centrífuga: perceba que o corpo do motoqueiro se projeta na direção contrária a curva. Créditos: Amantes de Motos de Manaus/Acervo

Guto de Castro, com informações e orientações do Professor Rodolfo Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog