segunda-feira, 29 de abril de 2013

CINE PE: Documentário Rio Doce/CDU é o destaque desta segunda-feira

Créditos: Cine PE/Divulgação

Um dos filmes mais aguardados da programação do Cine PE deste ano não tem atores famosos e aborda um tema sem nenhum glamour. Exibido hoje, às 20h, no Teatro Guararapes, o longa-metragem Rio Doce/ CDU, da cineasta Adelina Pontual, retrata o cotidiano de uma linha de ônibus que atravessa Recife e Olinda 100 vezes por dia. O documentário procura transmitir a sensação vivida por 9 mil pessoas que diariamente dependem do transporte público para se locomover, com momentos de drama e comédia.

“O foco do filme são as duas cidades”, explica Adelina. O ônibus, portanto, serve como eixo para uma investigação social urbana mais ampla e simbólica. O documentário foi filmado em 2009, durante oito dias seguidos. As imagens e entrevistas são apresentadas na ordem do trajeto percorrido, com início de manhã, no terminal de Rio Doce, em Olinda, e retorno no fim da tarde.

Segundo Adelina, a maioria das cenas foi filmada por uma equipe de cinco pessoas. “Conseguimos autorização para filmar, mas não podíamos interferir no funcionamento das viagens. Precisamos sair e entrar rapidamente pelas portas várias vezes nas paradas para trocar de posição. A câmera era pequena e isso facilitava o trabalho nos momentos em que o ônibus estava lotado”, conta a cineasta.

Registrar os bairros percorridos foi um das preocupações da diretora, que filmou ambientes como a Feira de Rio Doce, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e os mercados públicos da Encruzilhada e da Madalena. “Rio Doce é praticamente uma cidade dentro de Olinda”, observa, em relação ao bairro que está no título do filme (e da linha de ônibus).

O filme intercala cenas do percurso e entrevistas com os passageiros. A trilha sonora foi produzida pelo DJ Dolores junto com o guitarrista Yuri Queiroga.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog