quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mercedes Benz exibe ônibus escolares para municípios

Ônibus escolares da Mercedes Benz são expostos em congresso de municípios. Marca exibe o modelo OF 1519 R e o micro LO 916.


Créditos: Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes Benz mostra até o dia 06 de abril, no 57º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Santos, no Litoral Paulista, dois modelos de ônibus escolares que podem ser soluções para prefeituras interessadas em aperfeiçoar o transporte de estudantes: são o OF 1519 R e o micro-ônibus LO 916.

Todos têm sistema de escape e motor BlueTec 5 que obedecem às atuais normas de restrição à emissão de poluentes, com base nos padrões internacionais Euro V. Para isso, o sistema usa um fluido denominado ARLA 32 – Agente Redutor Líquido Automotivo, feito com 32,5% de uréia industrial que, ao entrar em contato com os gases de escape, pode reduzir em até 63% a emissão de óxidos de nitrogênio e em 80% a liberação de materiais particulados.

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários têm conhecido as duas alternativas da Mercedes.
O OF 1519 R atende às exigências do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, responsável pelo Programa Caminho da Escola. O veículo é preparado para trafegar em áreas rurais e de difícil aceso. O balanço dianteiro, que é a distância entre o parachoque e o eixo da frente, é curto justamente para os ônibus terem acesso à locais acidentados. A altura em relação ao solo é maior e os ônibus podem passar até por corredeiras. O bloqueio de diferencial no eixo traseiro também ajuda os ônibus em áreas alagadas e com lama.

O modelo tem 10,7 metros de comprimento e pode ser dotado de elevador para transportar pessoas com mobilidade reduzida. A capacidade varia entre 55 e 60 alunos. Já o micro-ônibus LO 916 pode ser usado para aplicações urbanas, rodoviárias de curta distância e também para o transporte escolar.

A posição do motorista é mais avançada, o que permite que o veículo tenha mais assentos sem prejudicar o conforto ou diminuir a distância entre os bancos. O chassi pode receber carrocerias entre 8 e 9,1 metros de comprimento e na versão escolar, este micro-ônibus pode transportar até 35 passageiros.

Freios a tambor aprimorados, com a mesma eficiência de freios a disco, são opcionais. Neste ano, o congresso tem o tema: “Municipalismo: União por Novos Tempos”. O evento é promovido pela Associação Paulista de Municípios.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog