quinta-feira, 4 de abril de 2013

Governador assina Ordem de Serviço de novo trecho do Corredor Norte/Sul

 Créditos: Marcela Pereira/Diário de Pernambuco

O Governador Eduardo Campos e o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, assinam nesta quinta-feira a ordem de serviço para construção do Corredor do Transporte Rápido de Ônibus (TRO) Norte/Sul. As obras serão realizadas no trecho entre o Shopping Tacaruna e o Terminal Integrado (TI) Joana Bezerra. A solenidade acontece no final da manhã no Centro de Convenções, sede Provisória do Governo de Pernambuco.

Os corredores exclusivos de ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste fazem parte do conjunto de ações do Programa Estadual de Mobilidade (Promob), que visa compor um novo retrato para o transporte público da Região Metropolitana do Recife até a Copa do Mundo de 2014. Os dois corredores vão operar com veículos do modelo TRO (Transporte Rápido por Ônibus).

Mudanças - A Avenida Cruz Cabugá está prestes a mudar o cenário e toda a lógica do sistema viário desta região da cidade. As obras do ramal do Corredor Norte/Sul, que passará pela via no sentido subúrbio/cidade, devem ser iniciadas até o fim de abril. A Cabugá receberá um corredor de ônibus do tipo Bus Rapid Transit (BRT) e terá a circulação de carros restrita. As intervenções serão feitas levando em conta uma mudança no projeto original. O uso de uma via paralela no sentido cidade/subúrbio, prevista para os fundos da Vila Naval, na altura do Tacaruna, já foi praticamente descartado pela Secretaria das Cidades, por falta de entendimento junto à Marinha. Sem essa via não há alternativa de fluxo de carros neste sentido. O plano B será deslocar o tráfego pela Avenida Norte para acessar a Avenida Agamenon Magalhães no sentido Olinda. O que irá significar mais carros na Agamenon.

Créditos: Juliana Leitão/Diário de Pernambuco

Pelo projeto, a Cruz Cabugá terá, no centro da via, o corredor exclusivo de BRT. Serão construídas seis estações entre o shopping Tacaruna e o cruzamento da Cabugá com a Princesa Isabel. No sentido subúrbio/cidade haverá duas faixas para os carros. Já no sentido contrário haverá apenas uma faixa, que será destinada aos ônibus comuns e ao tráfego local. “Serão permitidos os carros de moradores ou de pessoas que trabalham no entorno. E o restante poderá ser feito pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte e seguindo depois pela Agamenon”, revelou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Faltando apenas nove meses para a conclusão do corredor, que tem prazo previsto para dezembro deste ano, a impressão é que o tempo parece curto para o tamanho das obras que ainda restam pela frente. Antes de chegar ao ramal da Cabugá, a última estação em construção está no limite de Olinda com Paulista, nas imediações da UPA. Em ritmo acelerado estão os viadutos nas imediações de Ouro Preto e Bultrins.

Entre as obras que ainda faltam do Corredor Norte/Sul estão as intervenções nos terminais de Igarassu e Abreu e Lima e no Terminal da PE-15, em Olinda, que irá sofrer modificação para permitir a passagem do corredor. “Serão feitas duas vias nas laterais do terminal da PE-15 para o BRT”, afirmou o presidente do Consórcio Grande Recife, Nélson Menezes.

Também não foram iniciadas as estações que vão funcionar no centro da cidade para atender o sistema BRT. Serão cinco estações, sendo duas na Avenida Guararapes, duas na Avenida Dantas Barreto (uma em frente ao prédio do IAP e outra em frente ao Edifício JK) e uma quinta estação na Avenida Martins e Barros, nas imediações da Secretaria da Fazenda. “As obras estão dentro do cronograma”, afirmou Danilo Cabral.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog