segunda-feira, 1 de abril de 2013

Motoristas enfrentam congestionamentos no primeiro dia de mudanças na PE-15

 Apenas ônibus podiam seguir na PE-15 após a interdição próximo ao Terminal Integrado; em seguida, os coletivos precisavam entrar na Rua Ema e desviar por dentro de Ouro Preto.
Créditos: NE 10/Acervo
 
Mais uma interdição na PE-15 causou transtornos para motoristas e passageiros que trafegaram pela rodovia na manhã desta segunda-feira (1º). O trânsito local foi interditado no sentido Paulista/Recife entre a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) e a entrada da Avenida Romeu Jacobina de Figueiredo, próximo ao Posto BR e ao Colégio Argentina Castelo Branco. A mudança teve início nesta manhã e vai até a madrugada da sexta-feira (5). A alteração visa a implementação de 18 vigas de sustentação do Viaduto de Ouro Preto, em Olinda.

Carros de passeio e motoristas de veículos pesados que vinham de Abreu e Lima em direção ao Recife enfrentaram a primeira interdição da PE-15 no trecho localizado próximo ao Terminal Integrado de Paulista. Os condutores tiveram a opção de utilizar a Avenida Senador Nilo Coelho, conhecida como a II Perimetral, mas o fluxo intenso dificultou o acesso ao local, além do estreitamento da via, o que provocou filas de engarrafamento.

O taxista José Roberto, 56 anos, motorista de uma companhia de táxi, chegou a perder um passageiro por ter ficado preso no engarrafamento. "Esse trânsito aqui, em dias normais, já é muito complicado, e com essas interdições piorou mais ainda. Tive prejuízo", relata o taxista. Entretanto, Roberto acredita que a mudança visa melhorias para a população. "Até a conclusão desse Corredor, a gente vai sofrer, mas acho que o trânsito vai melhorar depois", afirma o motorista.

De acordo com o sargento Evandro Luís, do Batalhão de Polícia Rodoviária de Pernambuco (BPRv), duas rotas foram oferecidas à população para evitar os congestionamentos na II Perimetral, mas muitos ignoraram e preferiram fazer o retorno na avenida e voltar para a PE-15 para, então, seguir por Bairro Novo, em Olinda. "Estamos com um número pequeno de policiais em serviço para orientar os motoristas. Esse congestionamento poderia ser diminuído se tivéssemos um maior efetivo nos principais pontos do desvio", denuncia o policial.

Em virtude do bloqueio na PE-15, quatro paradas de ônibus foram desativadas a partir da Facho e passageiros de 20 linhas também foram afetados com a interdição. Os coletivos foram desviados por dentro de Ouro Preto e diversas paradas provisórias foram instaladas.

Para a garçonete Patrícia Araújo, 30 anos, a situação causou transtornos para diversos usuários que pegavam os coletivos nas quatro paradas desativadas. "A gente precisou andar muito mais para conseguir pegar os ônibus, as paradas ficaram muito distantes uma das outras", contou a passageira.

Funcionários do Grande Recife Consórcio de Transportes estiveram no local distribuindo panfletos e orientando os passageiros sobre as novas paradas. As interdições seguem até a madrugada da sexta-feira (5). A previsão da Secretaria das Cidades, órgão responsável pelas obras na PE-15, é que tudo esteja normalizado no próximo sábado (6).

NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog