quarta-feira, 10 de abril de 2013

Estado pode comprar veículos de TRO (BRT)

Medida, porém, só será concretizada se licitação entre empresas atrasar

 Créditos: Marcopolo/Divulgação

Os ônibus que circularão nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste podem ser adquiridos pelo Estado, e não pelas empresas que vencerem a licitação para explorar 391 linhas do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida pode se concretizar se o procedimento de escolha das operadoras, previsto para terminar em agosto, sofrer algum atraso que venha a ameaçar a colocação dos coletivos nas ruas antes da Copa do Mundo, no ano que vem. O objetivo é garantir que os veículos articulados já estejam sendo testados em solo pernambucano pelo menos seis meses antes do torneio.

A obrigação de comprar os novos ônibus é das futuras vencedoras do processo licitatório, mas a gestão estadual considera a possibilidade de assumir essa responsabilidade por conta do prazo apertado. Em meio aos fabricantes dos coletivos, a promessa é de entregar as remessas em um período de seis a oito meses. Considerando que as novas operadoras do transporte fariam os pedidos a partir de agosto, os veículos para os corredores só chegariam a partir de janeiro de 2014.

A partir de hoje, o site da Secretaria de Administração deve publicar o edital que prevê o registro de preços para a compra dos 180 veículos articulados do tipo TRO (Transporte Rápido por Ônibus), também conhecido como BRT, sendo 92 para o corredor Norte-Sul e 88 para o Leste-Oeste. O custo utilizado como base, por unidade, é de R$ 762 mil. Todos os coletivos, com capacidade para 140 pessoas, devem ser equipados com ar-condicionado, motor traseiro e menos poluente, câmbio automático, câmeras e GPS. Até 15 de maio, deve ser escolhida a melhor oferta entre os fabricantes. Caso a aquisição aconteça, é esperado que 10% dos veículos cheguem a Pernambuco a partir de outubro. Os demais virão nos dois meses seguintes.

Por outro lado, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, lembrou que ter os preços em mãos não significa que a compra será efetivada. Mas, se a transação ocorrer, os cofres públicos devem ser ressarcidos pelas operadoras eleitas na licitação. “Esse é um processo complexo, nunca antes visto no transporte de Pernambuco, e que está sujeito a intercorrências. Então, estamos apenas buscando ter esses preços para que, se a gente chegar em maio, por exemplo, e percebermos que vai haver algum problema para concluir tudo até agosto, possamos decidir: ‘vamos comprar os ônibus logo’. Mas só vamos fazer isso se houver algum atraso no cronograma. Se der tudo certo, as empresas é que vão fazer essa compra, do jeito que está no edital”, ressaltou.

Apesar da precaução, Danilo Cabral garantiu que o processo de exploração das linhas de ônibus da RMR está com o cronograma em dia. Até agora, 154 empresários - inclusive de Barcelona, Dubai e Nova York - já manifestaram interesse em disputar os sete lotes que estão sendo licitados. O valor previsto é de R$ 15 bilhões, com contratos de 15 anos, renováveis por mais cinco. “Em dezembro, queremos concluir o Corredor Norte-Sul e, em março, o Leste-Oeste. Então, além de nos prevenirmos quanto aos ônibus, estamos concluindo a infraestrutura. Estou otimista de que as pessoas estão prestes a usufruir de outro padrão de transporte”, garantiu o secretário.

 Folha PE

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