quarta-feira, 15 de maio de 2013

Começam obras de corredor na Cabugá


Créditos: Diário de Pernambuco/Acervo
Uma dos principais ligações entre o Recife e Olinda, a Avenida Cruz Cabugá recebe hoje as primeiras intervenções das obras de construção do corredor exclusivo de ônibus Norte/Sul, que terá seis estações do sistema BRT na via. Esta primeira etapa do projeto viário do governo do estado incluirá mudanças na localização de paradas.

A Praça General Carlos Pinto, em frente ao Shopping Tacaruna, será o primeiro ponto a receber obras, com a retirada do sistema de drenagem e das tubulações de água. As duas paradas (sentido subúrbio/cidade) de embarque e desembarque de passageiros serão transferidas para a área em frente ao estacionamento do centro de compras, logo antes do semáforo de pedestre. Parte da praça será transformada em pista para carros.
Na Praça 11 de Junho, no lado oposto ao Palácio Frei Caneca (Vice-governadoria), as duas paradas do sentido cidade/subúrbio serão reposicionadas em frente ao Hospital da Marinha. Após a conclusão desta fase, será iniciada a construção da pista do BRT. “Essa primeira etapa é preparatória para a intervenção propriamente dita. O alargamento dos pontos onde serão instaladas as estações é necessário para viabilizar o projeto e garantir o fluxo dos ônibus”, explicou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

A construção das seis estações no canteiro central deve começar no início de julho, segundo previsão da secretaria. Serão necessários quatro meses para a conclusão da obra. Os terminais serão montados com base de concreto e estrutura metálica de aço. Esta estrutura será construída fora do espaço da avenida (interferindo menos no tráfego local) e instalada de forma rápida.

O projeto
O corredor Norte/Sul, que começará no município de Igarassu e seguirá até o Centro do Recife, terá extensão de aproximadamente 33,3 km. Ao longo dele, 33 estações serão construídas e interligadas aos terminais integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas da Silveira e PE-15.

Cada terminal contará com cinco portas de acesso, climatização e sistema de pagamento de passagem antecipado. O ramal da Avenida Agamenon Magalhães será o último a ser implantado. A previsão é de que as intervenções sejam iniciadas em junho. A Secretaria das Cidades prevê que o corredor fique pronto até dezembro deste ano.
A Capitania dos Portos ainda estuda o pedido da Prefeitura do Recife para usar ruas da Vila Naval para aliviar o trânsito durante as obras na Cruz Cabugá.
Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog