quinta-feira, 23 de maio de 2013

Falta de ônibus no retorno foi grande pecado da operação Arena Pernambuco


Quem utilizou o metrô para voltar para casa foi surpreendido com a ausência de transporte na Estação Joana Bezerra.


Créditos: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Na apresentação do balanço consolidado de segurança e mobilidade da operação Arena Pernambuco, na tarde desta quinta-feira (23), na sede da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o secretário Ricardo Leitão disse que a grande falha foi a falta de ônibus na Estação Joana Bezerra, na área central do Recife, para escoar o fluxo de torcedores que chegavam de metrô após o amistoso internacional entre Náutico e Sporting, na noite de quarta-feira (22), em São Lourenço da Mata.


Após as 23h, muitos torcedores ficaram se ter como deixar a estação utilizando o serviço de transporte público e tiveram de se virar utilizando táxi ou andando grandes distâncias. Pouco mais de 15 mil torcedores utilizaram o metrô para se dirigir à arena, o correspondente a 57% das 26.800 pessoas presentes no estádio.
De acordo com Leitão, o esquema será repetido, com pequenos ajustes, para os três jogos da Copa das Confederações previstos para a Arena Pernambuco: Espanha x Uruguai (16/6), Japão x Itália (19/6) e Uruguai x Taiti (23/6). Quarta, 8.500 pessoas foram a São Lourenço utilizando carros particulares e outras 3.100 chegaram em veículos credenciados.
Na Copa das Confederações, a capacidade da Arena será de 45 mil torcdores. As partidas vão ocorrer em dois domingos e uma quarta-feira de ponto facultativo, evitando a mistura com trabalhadores voltando para casa também utilizando o sistema de transporte público. "É um processo de educação, pelo qual o torcedor terá de passar", comentou Leitão.
SEGURANÇA - A Secopa registrou 31 ocorrência de crimes de menor potencial ofensivo (pequenos furtos, brigas e baderna), com a apreensão de dois cambistas. Um ônibus e uma composição do metrô foram apedrejados.
O governo também prometeu melhorar a iluminação no estacionamento e outras áreas do entorno do estádio. Os carros credenciados ficaram posicionados em locais muito escuros.
TELEFONIA - Os serviços de internet e telefonia também serão tratados com mais cuidado pela operadora da Arena. Na Copa das Confederações, o número de veículos de comunicação do mundo inteiro será muito maior que o de quarta. Este serviço também deixou a desejar durante Náutico x Sporting.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog