quarta-feira, 15 de maio de 2013

Projeto pode ser início para circulação de ônibus rodoviários menos poluentes

Projeto vai testar ônibus de fretamento a etanol. Parceria envolve a empresa de cosméticos Natura, a encarroçadora Marcopolo, a fabricante de chassi Scania e a empresa de fretamento Orion.

Créditos: Natura/Divulgação

Um projeto piloto deve contribuir para o início em maior escala das operações de ônibus rodoviários movidos a etanol. O projeto engloba uma parceria entre a empresa de Cosméticos Natura, a encarroçadora Marcopolo, a fabricante de chassi Scania e a companhia de fretamento Orion.

Um modelo Scania K 270 4 x 2 vai ser usado para o transporte de funcionários pela empresa Orion à sede da Natura, em Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo. A companhia de Cosméticos conta com 68 ônibus de fretamento de empresas terceirizadas para transportar os funcionários.

De acordo com os levantamentos iniciais, o veículo a etanol pode reduzir em até 88% a emissão de gases de efeito estufa, na comparação com um ônibus convencional, de tecnologia Euro III, movido a diesel.

O ônibus tem um tanque com capacidade para 500 litros. O tanque para diesel é de 300 litros, mas o consumo é maior. O torque é de 1200 Nm e a potência chega a 270 cavalos. Com o tanque maior, a autonomia equivale a de um ônibus convencional. Computador de bordo e sistema eletrônico de controle de freio EBS também fazem parte do ônibus.

A empresa Natura também vai contar com dois caminhões Scania movidos pelo mesmo combustível. Os modelos P 270 6×4 vão atuar no abastecimento das unidades de Cajamar e Jundiaí. Em comparação a caminhões convencionais a diesel, a emissão de gás carbônico pode ser reduzida em 90%.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog