sexta-feira, 10 de maio de 2013

Terceiro turno para finalizar algumas obras viárias antes da Copa das Confederações


Governo do Estado aumentou número de operários e estendeu horário dos trabalhos para a noite.




A 36 dias para a Copa das Confederações e 400 para a Copa do Mundo, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), criada para coordenar as ações estruturadoras para os eventos esportivos em Pernambuco, informou que várias medidas estão sendo tomadas para acelerar obras viárias. Entre elas, estão a ampliação do contingente de operários (de 3.500 para 5.000) e a criação do terceiro turno de trabalho, à noite.

Além disso, foi solicitada antecipação do aluguel de equipamentos e viabilizado o fornecimento de gratificação por produtividade para os trabalhadores. Entretanto, não é possível estabelecer quanto essas providências, adotadas nos últimos seis meses, custarão aos cofres públicos.
“A responsabilidade aumentou quando Pernambuco também se tornou sede da Copa das Confederações. Tivemos que antecipar vários canteiros de obras para o fim de abril e meados de maio”, justificou o titular da pasta, Ricardo Leitão.
Estação Cosme e Damião
Créditos: Alexandre Gondim/JC Imagem


De acordo com o secretário, todas as iniciativas estão avaliadas em R$ 1,5 bilhão. Esse valor é referente a julho de 2010. Uma correção monetária, informa Leitão, será feita com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “O custo excedente dos investimentos passará por auditoria. Somente depois disso, o governo vai autorizar o pagamento. Essa conta deve ser fechada no fim de junho”, ressalta o secretário.
Das 14 intervenções estruturais que estão sendo executadas para atender a exigências da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), metade está em andamento. A maioria delas está prevista para ser concluída no fim deste mês, como o Terminal Marítimo de Passageiros, no Porto do Recife, no Bairro do Recife, e a Estação Cosme e Damião do metrô, na Várzea, Zona Oeste.
Para Leitão, não basta ter a Arena da Copa e as intervenções viárias prontas. “Temos que fazer uma boa Copa das Confederações em junho. Principalmente para demonstrar à Fifa que temos capacidade de realizar uma excelente Copa do Mundo em 2014.”
De acordo com o secretário, é preciso focar em outro conjunto de ações agora. “Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, a Via Mangue e a passarela do aeroporto, por exemplo, devem ser executadas no prazo estabelecido. Aqui, na secretaria, a gente mata um leão por dia, mas ficam outros três amarrados pro dia seguinte”, brinca.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog