sexta-feira, 10 de maio de 2013

Volvo abandona urbanos diesel convencionais na Europa


Créditos: Volvo/Divulgação

A Volvo Buses vai abandonar a produção de ônibus diesel convencionais de tipologia urbana com piso baixo e concentrar-se em ônibus híbridos, híbridos ‘plug-in’ e elétricos, revelou o atual presidente da unidade de negócio de veículos pesados de passageiros, Hakan Karlsson, durante a apresentação da nova geração de ônibus Euro 6. A estratégia de longo prazo da Volvo Buses para o mercado europeu passa pela eletromobilidade com a disponibilização de soluções aos transportadores que desejam operar sem emissões e ruído, como por exemplo, em zonas urbanas mais sensíveis do ponto de vista ambiental. A partir de 2014, todos os ônibus urbanos com piso baixo vendidos na Europa serão híbridos e completos. 

A marca sueca introduziu o primeiro modelo com esta tecnologia há cerca de quatro anos – Volvo 7900 Hybrid – que tem vindo a ser desenvolvido continuamente para reduzir ainda mais o consumo e as emissões. Em comparação com um ônibus diesel convencional, o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono do Volvo 7900 Hybrid são inferiores em 39 por cento. Com a disponibilização do novo motor Euro 6, de cinco litros, a diminuição passará para 45 por cento, enquanto as emissões de óxido de nitrogênio e partículas baixará até 87 por cento e 50 por cento, respetivamente, em comparação com os Euro 5. 

Num evento realizado em Boras, na Suécia, onde a Volvo Buses produz chassis de ônibus, a marca sueca apresentou a versão articulada do Volvo 7900 Hybrid, que apresenta uma lotação para 154 passageiros. A nova variante oferece uma combinação de elevada capacidade com baixo nível de consumo de combustível, emissões de gases e ruído. Outra novidade revelada pela marca foi a versão Volvo 7900 Hybrid ‘Plug-In’, que permite o carregamento das baterias através da rede elétrica nos terminais dos ônibus. A operação realiza-se por via aérea através de pantógrafo, podendo demorar entre cinco a seis minutos numa infraestrutura concebida para o efeito e permite a circulação durante um período de tempo mais longo em modo puramente elétrico. Segundo a Volvo, o consumo de energia diminui até 60 por cento e as emissões de dióxido de carbono até 80 por cento. O Volvo 7900 Hybrid ‘Plug-In’ vai ser testado em condições reais de operação na cidade de Gotemburgo durante dois anos. A produção em série está prevista para 2015. A Volvo também está a desenvolver uma versão totalmente elétrica do seu ônibus urbano que deverá ser revelada dentro de um ou dois anos. 

A Volvo está igualmente a trabalhar numa versão híbrida do modelo 8900 Hybrid Low Entry, que nalguns mercados se destina apenas a aplicações suburbanas ou interurbanas. Esse modelo será proposto como autocarro completo, estando ainda a ser estudada a possibilidade de ser disponibilizado numa variante em chassis para os mercados do sul da Europa.

Transportes em revista/Ônibus Paraibanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog