domingo, 11 de agosto de 2013

Internacional: Mercedes-Benz do Brasil vende 134 chassis de ônibus para BRT na África do Sul

Créditos: Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz venceu a concorrência para fornecer os chassis de ônibus necessários para uma nova fase do sistema BRT (Bus Rapid Transit) conhecido como Rea Vaya, de Johanesburgo, maior cidade da África do Sul. Trata-se de um projeto que visa expandir a oferta de transporte público da cidade, por meio da inauguração de 17 estações.

O contrato foi firmado pelo concessionário Sandown Motors e pela Mercedes-Benz South Africa (MBSA). A encomenda para a etapa 1B envolve 134 chassis Mercedes-Benz Euro 5, sendo 93 unidades da versão O 500 M e 41 do modelo articulado O 500 MA. Estes são os primeiros chassis Euro 5 utilizados em um sistema BRT na África do Sul. Todos foram fabricados na Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, e embarcados em conjuntos totalmente desmontados (CKD). Os chassis estão sendo preparados na fábrica local da Mercedes-Benz, em East London, na África do Sul. As carroçarias são fornecidas pela Marcopolo, a partir de sua unidade de Johanesburgo.

Além da produção, os profissionais da Mercedes-Benz do Brasil também desenvolveram aprimoramentos nos chassis para atender plenamente às demandas do sistema de transporte urbano da África do Sul. “Em nosso Centro de Desenvolvimento Tecnológico brasileiro, que é referência mundial no Grupo Daimler para criação de soluções e produção de chassis de ônibus, desenvolvemos alguns aspectos para que esses veículos pudessem atender perfeitamente às necessidades da operação no sistema Rea Vaya. Entre eles, destacam-se a adequação dos veículos para circulação pela esquerda (popularmente conhecida como ‘mão-inglesa’), aprimoramentos no sistema de gerencimento de frota e de ‘ajoelhamento’ dos ônibus”, afirma Ricardo Silva, diretor geral de Ônibus América Latina da Mercedes-Benz.

As primeiras entregas dos ônibus completos para o Rea Vaya deverão começar em breve. Os novos veículos serão empregados principalmente em municípios próximos a Johanesburgo, que até recentemente não eram ligados à infraestrutura de transporte da cidade.

“Estamos muito orgulhosos de nossos ônibus estarem ajudando na implementação de sistemas modernos e acessíveis de mobilidade urbana na África do Sul”, afirma Hartmut Schick, presidente mundial da Daimler Buses. “O fato de o contrato ter sido conferido a nós demonstra a excelente reputação que os ônibus Mercedes-Benz têm em todo o mundo. Cada vez mais, as cidades estão implantando novos conceitos de transporte público para fazer frente à crescente necessidade de mobilidade”.

Os ônibus Mercedes-Benz atualmente operam em sistemas BRT de todo o globo. Por exemplo, duas empresas brasileiras de transporte público, recentemente, acrescentaram 80 ônibus urbanos Mercedes-Benz às suas frotas para essa finalidade. No Brasil, a marca detém uma participação de mercado de 70% no segmento BRT.

Na Europa, os veículos da marca operam em linhas de BRT de Nantes, na França, bem como em Istanbul, na Turquia, que também confia na qualidade Mercedes. Uma empresa de transporte público de Cingapura adquiriu um total de 800 ônibus urbanos Mercedes-Benz, nos últimos dois anos, para uso em um sistema BRT. Os veículos operam em pistas separadas e dedicadas, o que agiliza a mobilidade.

“Esse pedido do Rea Vaya não só aumenta o nosso volume de vendas na África do Sul. Além disso, as operações associadas de montagem e manutenção também criarão novos empregos”, diz o Dr. Dirk Ansorge, chefe da Mercedes-Benz Buses na África do Sul, onde foram criados 20 novos postos de trabalho.

O sistema BRT Rea Vaya oferece um benefício ambiental de grande importância para Johanesburgo por reduzir as emissões de CO2 na cidade. A nova frota Mercedes-Benz ostenta tecnologia avançada, fazendo com que os ônibus se tornem um meio de transporte ambientamente amigável, confortável, seguro e eficiente.

Mercedes-Benz/Unibus RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog