sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Vândalos danificam sete trens e ao menos 30 ônibus em ato no Recife

Veículos e composições do metrô deixaram de circular nesta quinta (22). Na quarta (21), grupo incendiou um ônibus na Rua do Hospício, no Centro.
Os atos de vandalismo registrados durante o protesto no Centro do Recife na noite de quarta (21) também atingiram veículos do transporte público. Pelo menos 30 coletivos foram depredados e um incendiado. Sete composições do metrô do Recife também foram atacadas, informou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nesta quinta (22). No entanto, a CBTU não soube informar se há relação entre a manifestação e o ataque ao metrô, que ocorreram no mesmo horário.

Os ataques ao metrô aconteceram por volta das 18h, entre as estações Recife e Joana Bezerra, e deixaram dois passageiros feridos após serem atingidos por pedradas e estilhaços de vidro, segundo a CBTU. Eles receberam atendimento no local. Ao todo, sete trens tiveram dois basculantes, 12 janelas e quatro portas danificados. Os custos, entre prejuízos materiais e pagamento de funcionários, totalizaram cerca de R$ 20 mil.

Os veículos precisaram ser retirados de circulação para passar por manutenção e deixaram de transportar mais de 10 mil passageiros, que enfrentaram um dia de sufoco, utilizando os trens que ainda estavam funcionando normalmente. De acordo com o assessor de comunicação do metrô, Salvino Gomes, a medida é para garantir a segurança dos passageiros. "Por normas de segurança, não circulamos com trens com janelas e vidros quebrados ou trincados. Acaba prejudicando, na verdade, a população que utiliza o metrô diariamente", disse.

Ônibus
Já o Grande Recife Consórcio de Transportes informou que, até agora, 31 coletivos foram alvo de vândalos. No entanto, o prejuízo total ainda não foi contabilizado, já que apenas sete das 18 empresas consultadas repassaram o número de veículos danificados. Durante o protesto, um grupo incendiou um ônibus na Rua do Hospício, no Centro, que ficou completamente destruído.

A Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) do Recife ainda não concluiu o levantamento do número de lixeiras destruídas.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog