sábado, 24 de agosto de 2013

Passageiros com deficiência terão novo cartão de livre acesso a ônibus

Mais de 90 mil pessoas usam a carteira na Região Metropolitana do Recife.

Créditos: Kety Marinho/TV Globo

Passageiros com deficiência que utilizam ônibus na Região Metropolitana do Recife
 deverão trocar o documento que garante a gratuidade da viagem pelo cartão VEM Livre Acesso. A medida foi anunciada, nesta terça-feira (20), pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, Superintendência Especial de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE). A mudança atinge 93 mil passageiros.

A partir desta quarta (21), os usuários da carteira de livre acesso já devem agendar a substituição. Para fazer a troca do documento, é necessário acessar o site do cartão ou ligar para o telefone (81) 3125-7585. Na data agendada, os passageiros devem comparecer ao local indicado munidos de CPF e da carteira atual. Quem perdeu o documento deve tirar a segunda via para então solicitar a troca.

Os novos cartões VEM Livre Acesso devem facilitar a identificação e fiscalização do embarque. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o VEM do beneficiário será impresso na cor azul. Para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante, o cartão terá a cor laranja. Os documentos mostrarão foto, nome, número do CPF e tipo de deficiência do usuário.

No momento do embarque, a pessoa com deficiência deverá registrar o cartão no validador, situado ao lado do cobrador, e passar a catraca. Se o coletivo estiver lotado, ela deve acomodar-se e solicitar que o cobrador gire a catraca.

Com a medida, o Grande Recife espera acabar com as fraudes e saber quantas pessoas realmente utilizam a gratuidade por deficiência.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog