segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Modelos de ônibus: Ciferal Líder Turbo Jumbo


Em 1970, ano da famosa Copa do Mundo realizada no México, ano em que o Brasil apresentou ao mundo a sua mais fabulosa seleção, a que marcou o maior número de gols já feitos pela seleção numa copa, os brasileiros ainda viviam numa época de crescimento acelerado da economia. O presidente da República era um militar, o General Emilio Garrastazu Médici, sucessor de Costa e Silva, vítima de um derrame cerebral (AVC, Acidente Vascular Cerebral). O clima estava pesado para quem militava no meio político e era da oposição, principalmente para os que pregavam e defendiam a instalação do comunismo no Brasil. Mas para os brasileiros comuns, 99% na época, a sensação era de um país em crescimento, com múltiplas oportunidades. A economia crescia num ciclo somente visto entre 1957 a 1959, época de JK. A crise econômica por causa da crise do petróleo só viria a partir de 1973. 


Créditos: Mobilidade em Foco/Acervo

No setor de transportes estava ocorrendo uma rápida transição, com o fim de carros do padrão “Aero Willys” para o padrão dos carros compactos e econômicos, como o Corcel, o Fusca, TL, Variant, apenas pra citar alguns. Nos caminhões, o mercado decretava a “morte lenta” dos veículos com motor a gasolina e o nascimento dos motores diesel como líderes de mercado. Tanto é que em 1968, com o Mercedes-Benz L-1111 a marca de origem alemã ultrapassou de vez os Ford F-600 e Chevrolet C-65, até então líderes em vendas entre os caminhões. No segmento dos caminhões pesados a Scania se estabeleceu de vez como líder de mercado, com os seus L 75, L 76, L 100, L 110. Depois vinha a FNM e a Mercedes com os LP-1520
Entre os ônibus a Mercedes-Benz, assim como nos caminhões, com os seus famosos modelos monoblocos, assumia de vez a liderança de mercado. Como fornecedora de chassis médios, então, tinha mais de 70% do mercado.

Créditos: Mobilidade em Foco/Divulgação

Mas o Brasil é um país continental, de distâncias enormes e as linhas de ônibus, com a abertura de mais e mais estradas, cada vez ficavam mais longas. Afinal, o lema do governo federal, em 1970, era: “Governar é abrir estradas”.

Para as linhas de ônibus mais longas, o mercado passou a se pautar por veículos mais potentes. Veículo potente, naquela época atendia por um nome, Scania. Chassi pesado era Scania. Assim como chassi médio era Mercedes.

Em 1968 a Scania tinha lançado um chassi revolucionário, que a fez se distanciar dos demais concorrentes quando o assunto era chassi pesado. Tratava-se do chassi B 110, com inúmeras inovações, como freio de estacionamento mais moderno, suspensão pneumática traseira e um motor com uma potência incrível pra época, 285 cv. Tratava-se de um moderno motor de 10 litros, posição dianteira no chassi, com sistema de injeção mecânica direta, turboalimentado e caixa de câmbio de cinco marchas a frente, todas sincronizadas. Em relação ao chassi anterior da Scania, o B 76, lançado em 1962, que tinha 195 cv de potência, o B 110 deu um salto notável. 

Um grande chassi exige uma carroçaria de ponta, que sirva pra seduzir os passageiros nas rodoviárias e trazer retorno financeiro a empresa e ganho de imagem institucional perante clientes ativos e potenciais. A Viação Cometa, já naquela época, considerada o “suprasumo” entre as empresas de ônibus pelos seus “carrões”, alguns importados, como os GM Coach, simpatizou com um projeto novo da encarroçadora Ciferal. Era nada mais nada menos do que o primeiro ônibus fabricado no Brasil cuja carroçaria tinha 2,60 metros de largura. Até então todas as carroçarias tinham 2,40 metros de largura. Uma largura maior no salão de passageiros permite a instalação de poltronas mais largas, de corredores 
com maior espaçamento. Resumindo, mais conforto para os passageiros. 

O novo modelo da Ciferal era o Líder “Turbo Jumbo”. E a Cometa foi a primeira empresa do Brasil a utilizar nas suas linhas essa nova carroçaria com 2,60 metros de largura, padrão até hoje no mercado. Os novos ônibus foram montados sobre chassis Scania B 110. Sua viagem inaugural foi em 1970 na linha São Paulo x Campinas. Com 41 assentos e suspensão traseira a ar, o novo ônibus foi um sucesso de mercado nos anos 70. Grandes empresas como a Cometa e a Itapemirim utilizaram o veículo em linhas de média e grande distância, tanto na configuração de salão de passageiros leito quanto convencional.

Mobilidade em foco

Um comentário:

  1. Boa tarde.

    A matéria tem como fonte a fan page no facebook Mobilidade em foco, porém a matéria foi copiada do Portal Ônibus Paraibanos e seria bom se os créditos fossem dados a eles também. Fato que caracteriza isso é a segunda foto que não consta no original, somente no portal. Não nos preocupamos que as matérias sejam reproduzidos em site algum, mas que os créditos sejam dados certos.

    ResponderExcluir

 

Arquivo do blog