segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Metroviários mantém greve por tempo indeterminado a partir de sábado

Os metroviários do Recife prometem paralisar as atividades não só no próximo sábado, dia do desfile do Galo da Madrugada, mas durante todo o carnaval. De acordo com a categoria, na última assembleia geral os trabalhadores aprovaram uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 1º de março. A decisão foi tomada no dia seguinte a um quebra-quebra promovido por passageiros na estação do Coqueiral. O grupo revoltou-se com um atraso de 20 minutos causada por uma pane em um trem. Segundo os metroviários, a falta de manutenção nas composições vêm provocando os atrasos que estão irritando a população.

A mobilização será avaliada em nova assembleia, marcada para a próxima quinta-feira, na Estação Recife, a partir das 18h. De acordo com a direção do sindicato, até o momento o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) não recebeu qualquer notificação judicial sobre a ilegalidade do movimento e a paralisação está mantida. Os trabalhadores se queixam que há uma semana cobram respostas para as pendências em relação à falta de segurança.

Na greve de 24 horas realizada na semana passada, para minimizar os transtornos aos usuários, a CBTU garantiu o funcionamento normal do metrôs nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h. O Grande Recife Consórcio de Transporte também montou esquema especial de ônibus durante todo o dia. No total, 18 linhas foram reforçadas, quatro delas para atender as demandas do Barro, Joana Bezerra, Santa Rita, Aeroporto e Centro. No Terminal Joana Bezerra, os coletivos saíram lotados.


Comunicado sobre greve foi entregue à CBTU


O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco protocolou, no final da tarde desta segunda-feira (24), um documento oficial dirigido à superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) comunicando a realização da greve a partir do próximo sábado (1º), Sábado de Zé Pereira, dia do desfile do Galo da Madrugada.

A categoria reiterou a disposição em conversar com a empresa sobre pontos pendentes das mesa negociações do ano passado com relação à melhoria da assistência médico-odontológica, revisão do plano de cargos da categoria e uma solução para a falta de segurança no metrô do Recife.

Ainda de acordo com o documento, a paralisação foi decidida em assembléia geral na última sexta-feira (20). Uma nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira (27).


Créditos: Sindmetro/Divulgação

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog