terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Passageiros reclamam dos ônibus sucateados em Petrolina

Créditos: TV Grande Rio/Reprodução

Quem utiliza os serviços de transporte coletivo em Petrolina, no Sertão pernambucano, tem reclamado do sucateamento da frota de ônibus que circula na cidade. Os passageiros se queixam que mesmo pagando uma tarifa alta de R$2,35, encontram ônibus em péssimas condições com cadeiras quebradas com componentes enferrujados e estofamentos rasgados e sujos.

O ambulante Antônio Alves utiliza os serviços todos os dias para se deslocar até o trabalho.  Ele relata que, às vezes, deixa sentar nas poltronas por conta da precariedade dos assentos. “As cadeiras estão aos pedaços. Algumas com os estofamentos sujos, faz nojo de entrar e sentar no ônibus”, conta.
O presidente da Associação do bairro Santa Luzia e São Jorge, Abel Brasil, disse que muitos ônibus velhos continuam trafegando por Petrolina. “É desagradável você utilizar um ônibus sucateado. Percebemos que de cinco ônibus que rodam, apenas um deles é novo. Isso para enganar a população, eles não renovam a frota”, enfatiza.
Para a auxiliar administrativa Inácia Oliveira, os ônibus da cidade são velhos e constrangem a população que depende do serviço. “Acho uma falta de respeito com o passageiro. Precisa ter mais empresas para servir a cidade de Petrolina.  E ainda é um serviço gratuito, estamos pagando para ser transportados todos os dias”, argumenta.
Em Petrolina, três empresas são responsáveis por oferecer os serviços de transporte público. Uma delas oferece 12 veículos circulando na linha interestadual, sendo oito de circulação regular e quatro de reserva.  Os carros possuem uma média de sete anos de fabricação.  Outra empresa, disponibiliza 40 ônibus diariamente e cinco desse total ficam na reserva. A média de fabricação é de 5 a 9 anos.  Já a terceira oferece o serviço de transporte com uma frota de 35 ônibus, sendo nove de reserva.

Créditos: TV Grande Rio/Reprodução

Para avaliar as condições dos veículos que circulam na cidade de Petrolina. As frotas de ônibus das empresas de transporte coletivo da cidade estão passando pela vistoria da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).  O relatório da vistoria será finalizado apenas na próxima semana.
De acordo com o decreto municipal nº 53 do ano de 2013, apenas podem circular em Petrolina, os ônibus com no máximo dez anos de utilização. Também foi estabelecido que as empresas poderiam fazer substituição da frota gradativamente.
Segundo o diretor-presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, no ano passado, uma das empresas declarou que substituiria cinco veículos e outra quatro.  “Estamos vistoriando as frotas para saber se houve mesmo a substituição. Posteriormente será emitido um relatório final e a empresa que não tiver cumprido o plano de renovação terá os veículos descadastrados pelo município e proibidos de fazer transporte coletivo”, relata Valgueiro.

Créditos: Quer Saber Política/Acervo

G1 Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog