segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Projeto europeu para o ônibus elétrico

Créditos: Divulgação


No mês de janeiro passado, a UITP (União Internacional de Transporte Público) lançou o projeto ZeEUS (Sistema de Ônibus Urbano com Emissão Zero), com uma proposta que visa estudar e divulgar as soluções tecnológicas das trações elétricas em ônibus. Coordenando cerca de 40 participantes (representantes de várias categorias de promoção à mobilidade), a entidade europeia definiu um prazo de 42 meses para as demonstrações operacionais do que é produzido atualmente em ônibus elétricos, como as versões trólebus, híbrido plug-in e a baterias.

Oito cidades do velho continente foram escolhidas para participarem do projeto e 35 modelos de ônibus das marcas Alexander Dennis, Irizar, Skoda, Solaris, Volvo e VDL, nas versões acima de 12 metros de comprimento, serão utilizados nesse observatório técnico. De acordo com a Comissão Europeia, o transporte europeu tem alta dependência do petróleo, com gastos de até 1 bilhão de euros por dia e com grandes prejuízos gerados à saúde humana e ao meio ambiente. Para se mudar esse conceito, uma estratégia de se renovar a matriz energética do transporte público feito pelo ônibus é a meta governamental para alcançar a redução das emissões poluentes e de seus efeitos negativos.

A montadora holandesa VDL Bus & Coach acredita na eletrificação dos sistemas urbanos de ônibus e está participando do projeto ZeEUS com seu modelo Citea Electric, versão equipada com baterias, tendo 12 metros de comprimento, e que será utilizado na cidade alemã de Münster, com 300 mil habitantes.

A tradicional marca espanhola Irizar também está contribuindo com o ZeEUS ao promover o seu mais recente produto desenvolvido para o transporte urbano, o modelo i3. Totalmente elétrico, o veículo possui em seu sistema de armazenamento de energia elétrica um banco com baterias, o que lhe permite uma autonomia entre 200 e 250 quilômetros, dependendo das condições operacionais. O veículo tem sua operação concentrada na cidade de Barcelona, pela operadora TMB.

Revista Auto Bus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog