sábado, 1 de fevereiro de 2014

Ônibus é incendiado em protesto na BR-408, em Paudalho

Créditos: Michelle Souza/JC Imagem

Mais de oito horas após o início de uma manifestação com cerca de 200 moradores da Vila Guadalajara, que bloqueou os dois sentidos da BR-408 no município de Paudalho, o Batalhão de Choque da Polícia Militar conseguiu liberar o fluxo, por volta das 20h desta sexta-feira. O saldo foi de um ônibus incendiado e um imenso congestionamento que prejudicou a ligação entre a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Norte. Não houve feridos, mas três pessoas foram detidas.

O momento mais tenso ocorreu durante a noite, quando os manifestantes atearam fogo a um ônibus, da empresa Expresso 1.002. A polícia utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar o movimento. Os Bombeiros foram acionados para apagar as chamas.

Veja abaixo imagens do ônibus incendiado, que foram cedidas por Dinart Ferreira, filho do motorista do ônibus da empresa Expresso 1002:


No início da tarde desta sexta-feira (31), os manifestantes haviam queimado pneus para interditar as duas faixas da via, impedindo a passagem dos carros. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito congestionado se estendeu até o município de São Lourenço da Mata, próximo à Arena Pernambuco.

Os moradores protestaram contra os acidentes que aconteceram na via após duplicação e cobram a construção de uma passarela ou lombada eletrônica e melhores condições para atravessar a BR, com sinalização. "Quantas pessoas terão que morrer para que a situação seja resolvida? Tem três escolas aqui. As aulas vão começar próxima semana e queremos saber como as pessoas vão atravessar", questionou o morador Mariano Antônio de Santana.

De acordo com a assessoria de comunicação do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), uma equipe foi enviada ao local para conversar com os moradores e tomar as devidas providências.

ÔNIBUS - O incêndio ao ônibus ocorreu por volta das 20h. Depois que a polícia tentou dispersar os manifestantes pela primeira vez, um grupo de 15 pessoas foi em direção aos carros atirando pedras. Um deles, então, jogou álcool no banco do motorista do ônibus, que já estava desocupado, e ateou fogo ao automóvel. A carcaça do veículo só foi removida da via às 23h30.

O motorista Antônio Ferreira de Arruda explicou que o ônibus saiu do Recife por volta das 12h30, em direção a Limoeiro. Ficou preso no trânsito às 14h por causa dos protestos. Havia aproximadamente 20 passageiros que precisaram descer porque o ônibus quebrou. "Fiquei esperando o suporte da empresa para consertar o veículos. Quando vi, jogaram um paralelepípedo no vidro traseiro do ônibus. Um rapaz com uma garrafa de álcool nos mandou descer e tocou fogo nos bancos. Tive muito medo", contou.

O óleo do ônibus escorreu pela pista e o fogo se espalhou. Moradores chegaram a joga areia para apagar as chamas até que os bombeiros chegassem.


JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog