quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Comissão da Alepe quer pacto pela mobilidade com Estado e PCR. Proposta pode incluir metrô na Agamenon


Créditos: Guto de Castro/Acervo

Após audiência pública para ouvir alternativas de mobilidade para a Região Metropolitana do Recife (RMR), a Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu elaborar, em 30 dias, um Pacto de Mobilidade que será apresentado ao Governo do Estado e à Prefeitura do Recife. O documento deve ser elaborado com o apoio das instituições que participaram da reunião dessa segunda-feira (23) e irá formular sugestões para solução dos problemas de trãnsito e mobilidade no Grande Recife. A OAB-PE, o Ministério Público, o Clube de Engenharia, o Metrorec/CBTU e o Conselho Regional de Engenharia irão apresentar propostas à Comissão, que ficará responsável por complilar o material e enviar ao Poder Executivo.

Durante a audiência pública, a Câmara dos Ferroviários do Clube de Engenharia apresentou a proposta para implantação de uma linha do metrô na Avenida Agamenon Magalhães, que iria até Igarassu. De acordo com a apresentação do coordenador da Câmara, André Loés, o modal é mais adequado para a via que o sistema atual de BRT (Bus Rapid Transit). Enquanto o ônibus do BRT tem capacidade para 110 mil passageiros por dia, o veículo ferroviário pode transportar até 800 mil passageiros no mesmo período, explicou Lopes.
O metrô, porém, demoraria mais tempo para ficar pronto. Seriam preciso 60 meses de obras para o equipamento começar a funcionar, ao passo que a instalação do BRT é mais simples, variando de 13 a 24 meses. Além disso, o Governo do Estado já tem em andamento a licitação dos ônibus da RMR, que inclui BRT nas principais avenidas.
De acordo com o deputado Sílvio Costa Filho (PTB), presidente da Comissão, a ideia de discutir com as entidades é permitir a participação da sociedade civil organizada. As propostas das entidades serão processadas pela equipe técnica da Comissão. O pacto deve ser entregue aos executivos no final de outubro. O trabalho vai apresentar propostas para um período de cinco anos e abarcará propostas sobre os mais diversos aspectos da mobilidade, como a requalificação de calçadas e a iluminação de ruas.
O deputado petebista reconheceu o trabalho que vem sendo desempenhado pelo governador Eduardo Campos (PSB) que, segundo ele, investiu R$ 2 bilhões em corredores exclusivos de ônibus para implantar os BRTs. Apesar disso, a avaliação de Sílvio Costa Filho é a de que, nos próximos dez anos, será necessário um investimento maciço de R$ 10 bilhões para o setor de mobilidade no Estado. De acordo com ele, é necessário investir na criação de novos corredores de ônibus, na ampliação da rede metroviária e na construção do Arco Metropolitano.

Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog