sábado, 14 de setembro de 2013

Escola Politécnica promove debate sobre mobilidade urbana no Recife


Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento.
Créditos: Adrianne Alheiros/Acervo

Foi realizada na noite da última quinta-feira (12) uma palestra discutindo a mobilidade urbana na cidade do Recife. O evento foi realizado no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco, no bairro da Benfica, como parte da Semana Universitária da UPE.

Bancada de debate da palestra.
Créditos: Guto de Castro/Acervo

Estiveram presentes no debate o representante da CBTU/Metrorec, Paulo Sérgio; o secretário de mobilidade do Recife, Antônio Alexandre; o professor da UNICAP Antônio Flávio e o blogueiro Jamildo Melo. Foram levantados diversos temas, entre eles a necessidade da expansão da malha ferroviária, os projetos de hidrovias e o caótico trânsito da cidade.

Paulo Sérgio defende que o metrô é viável para um investimento a longo prazo e ressaltou a necessidade de um transporte de qualidade: "País desenvolvido não é o que o pobre não tem carro, mas o que o rico anda de transporte coletivo", disse. Ele também defende a construção do metrô subterrâneo como alternativa para o Recife.

Já o secretário Antônio Alexandre destacou as conquistas do Recife com o PAC Mobilidade e o PAC da Copa: "teremos cinco corredores BRS e VLT em áreas centrais da cidade, como o Recife Antigo, Santo Amaro e Avenida Norte", pontou.

O professor Antônio Flávio e o blogueiro Jamildo Melo lembraram que é preciso mudar questões históricas para obter avanços na área, romper paradigmas e mudar o padrão. Somente com ideias inovadoras é que o problema pode ser resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog