sábado, 28 de setembro de 2013

Sábado Nostalgia: Vera Cruz 471 - Anos 90

Após uma pequena folga na semana passada, a coluna "Sábado Nostalgia" está de volta ao Maxi Ônibus Olinda. Aqui, você curte com a gente a história de um ônibus antigo que passou pela frota de uma empresa pernambucana.

O grande destaque da nossa coluna hoje é um Marcopolo Torino LN, chassi Scania S113 CL. Ele pertenceu a Vera Cruz, e tinha o prefixo 471. Chegou a empresa no começo dos anos 90, e teve uma vida longa, sendo desativado já no final da década.

A Vera Cruz foi uma cliente fiel da Scania durante os anos 90. Adquiriu várias unidades dos chassis da empresa sueca, principalmente o S112 e S113, que fizeram bastante sucesso na época. A opção pelas carrocerias variava entre a Busscar e a Marcopolo - como é o caso do 471.

Apenas em 1996 a Vera Cruz começaria a experimentar os chassis da então novata Volkswagen, se tornando cliente fiel da marca alemã em 1999.

No registro abaixo, feito por Ricardo Aparecido de Morais, vemos o 471 em operação na linha 163 Cajueiro Seco, roteiro que era o principal da empresa na época. Ao longo do tempo, a rota foi perdendo espaço dentro da empresa e, consequentemente, deixando de receber os melhores e mais novos ônibus.

Créditos: Ricardo Aparecido de Morais/Acervo

Posteriormente, a 163 passa a atender a Av. Conde da Boa Vista, o que faz a linha recuperar parte da importância de outrora. Contudo, em 2009, com a inauguração da linha sul do metrô, ela sofre uma grande queda de demanda, já que o modal ferroviário é bem mais rápido e confortável que o ônibus.

A linha 163 deixa de ir ao centro do Recife no dia 20 de janeiro de 2013, com a inauguração do Terminal Integrado de Cajueiro Seco, se tornando uma linha circular dentro do próprio bairro, servindo de ligação dos passageiros com a nova integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog