segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Começa obra da Via Metropolitana Norte


Créditos: Flora Freire/NE 10

A Via Metropolitana Norte, sistema viário que pretende desafogar o trânsito em Olinda e Paulista, no Grande Recife, teve suas obras iniciadas nesta segunda-feira (9). A construção está orçada em R$ 123 milhões e deve ser concluída em 30 meses. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Eduardo Campos nesta manhã.

O objetivo é de que o novo percurso seja uma alternativa para quem passa pelas estradas dos Bultrins e do Largo do Varadouro. Para isso, o sistema terá 6,1 quilômetros de extensão, ligando as rodovias PE-15 e PE-01. A Via Metropolitana Norte terá um corredor de ônibus; duas pistas para carros, cada uma com três faixas e uma ciclovia na pista oeste. A obra integra a segunda perimetral, bem como o último viaduto construído sobre a PE-15. A ordem assinada pelo governador também prevê o alargamento do canal dos Bultrins, que atualmente possui 12 metros de largura, e passará a ter entre 35 e 45 metros.
O secretário das Cidades, Danilo Cabral, afirma que, para a construção do projeto, deverão ser desapropriadas aproximadamente 1500 famílias que moram em Fragoso, em Olinda, questão essa que está sendo vista junto à Companhia Estadual de Habitação (Cehab). “Nós estamos iniciando a discussão com relação a aproximadamente 1500 famílias que estão sendo desapropriadas. Mas essa obra já começou a ser feita pela Cehab. A primeira etapa diz respeito às 300 unidades habitacionais que serão entregues agora em novembro deste ano.” Sobre o assunto, Eduardo Campos afirma que a prefeitura se dispôs a dialogar com os moradores ainda na próxima quinta-feira (12).

De acordo com o Governo do Estado, a obra beneficiará diretamente 70 mil motoristas e 60 mil usuários de ônibus que saem dos bairros Rio Doce e Jardim Atlântico, em Olinda, e de Maria Farinha, Pau Amarelo, Janga, em Paulista.

A construção do sistema viário foi iniciada com atraso, já que o edital de licitação, divulgado em outubro de 2012, previa a execução da obra para janeiro deste ano. A iniciativa faz parte do Plano de Mobilidade de Pernambuco, o Promob, com recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. A Via Metropolitana norte também está inserida no projeto de urbanização do Fragoso, que prevê um investimento total de R$272 milhões, pelo PAC I, Tesouro Estadual e PAC da mobilidade.

Confira o vídeo institucional da obra:



NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog