Créditos: Guto de Castro/Ônibus Brasil

Após determinação judicial, foi marcado para o dia 18 de outubro o primeiro leilão de bens da encarroçadora de ônibus Busscar. A empresa da família Nielson, com a última crise financeira que teve início em 2008 e acumulando dívidas na ordem de R$ 1,3 bilhão, teve falência decretada no ano passado. A fabricante passou por processo de recuperação judicial, na ocasião teve prazos prolongados, mas não conseguiu sair da crise.

Má administração e até suspeitas de fraudes, além de fatores econômicos externos, como a variação cambial, contribuíram para a situação. Neste dia 18 de outubro, serão leiloados equipamentos e peças da empresa. A expectativa é de arrecadação de R$ 23 milhões de reais.
A modalidade será de pregão eletrônico, pela qual os interessados fazem propostas entre eles. De acordo com o administrador da massa falida, Rainoldo Uessler, devem ocorrer mais dois leilões referentes aos bens da Busscar: um de mais equipamentos neste ano e outro do parque fabril no primeiro semestre de 2014.
Entre os participantes deste primeiro leilão estão clientes da marca, em especial frotistas. Para o leilão da fábrica devem participar ex concorrentes da Busscar.
A empresa chegou a disputar liderança de mercado nos segmentos urbano e rodoviário. Fundada em 1946, lançou modelos de ônibus que marcaram o mercado, como o Diplomata (ainda quando se chamava Nielson) e o Urbanuss (já com o nome Busscar).
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ônibus Brasil