segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Hora de abrir para os ônibus


Creditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco

As cidades estão travadas. O trânsito não anda e o número de carros só aumenta. A frota de veículos no Brasil passou de 30 para 70 milhões os últimos 13 anos. Até nas cidades de médio porte, o transporte individual motorizado é uma tendência que já beira a um problema de saúde pública. 


A solução está longe de se encontrada nas construção de mais viadutos e novas vias. Embora os governos tenham dado às costas para o transporte público, nas últimas quatro décadas, as alternativas já havia sido desenhadas pelos técnicos do setor há muito tempo. Só agora as cidades começam a redescobrir , por exemplo, o uso das faixas exclusivas para o ônibus. 

Mesmo parecendo óbvia, a iniciativa vinha sendo renegada. Somente na região Metropolitana do recife mais de 30% das viagens programadas para o dia deixam de ser realizadas. Confira as reportagens da série Livre Acesso com as repórteres Tânia Passos e Juliana Colares. 




Diário de Pernambuco

2 comentários:

  1. Guto, eu adoro estas fotos antigas de ônibus daqui de PE, vc que tem acesso ao Acervo Digital do DP. depois manda pro meu e-mail algumas dessas raridades fernandojornalismo.pe@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, mande um e-mail para maxionibusolinda@gmail.com que te respondo com algumas fotos. Abraço!

      Excluir

 

Arquivo do blog