sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Imagens flagram atos de vandalismo e depredação no metrô do Recife

Créditos: Globo Nordeste/Reprodução

O Metrô do Recife divulgou imagens de depredações feitas por vândalos nos trens, que foram exibidas no NETV 2ª Edição da última terça-feira (5). Nas viagens, são comuns as pedradas que atingem os vidros das portas e das janelas. Nos vagões, há flagrantes de pichações.
Em 2012, só na frota antiga de trens, 276 vidros das janelas e 70 das portas tiveram que ser trocados. De março até outubro deste ano, 25 janelas, dez portas e um para-brisa dos novos trens também foram alvos de vandalismo. Nem os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) escaparam: outros dez para-brisas também foram danificados. Um prejuízo total de R$ 363 mil.
Cada trem deste custa aproximadamente R$ 15 milhões. Eles foram comprados com recursos públicos para melhorar a mobilidade entre as cidades da Região Metropolitana do Recife. Por conta dos vândalos, dos 15 novos, dois estão parados e não devem voltar tão cedo.
Os vidros das novas composições são caros e alguns estão indisponíveis no mercado. "Estamos com dificuldade na aquisição [dos vidros para conserto das composições]. No caso da frota antiga, a gente tem vários fornecedores. Na frota mais recente, no momento, ainda não desenvolvemos um fornecedor, estamos com dificuldade", explicou o gerente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Adalberto Nunes.
Zona da violência
Oitenta por cento dos ataques aconteceram entre as estações Central e Joana Bezerra, na área central do Recife; do Largo da Paz  a Imbiribeira, nas zonas Oeste e Sul da capital; e entre as estações Prazeres e Cajueiro Seco, no município de Jaboatão dos Guararapes.

Além do prejuízo financeiro, a perda ainda maior para quem precisa do transporte público. "Durante um dia, um trem faz 50 viagens, e cada um tem 1,2 mil lugares. Então, a população acaba se prejudicando por conta de um ato tão irresponsável que é jogar pedra no trem", apontou o assessor de impressa do Metrorec", Salvino Gomes.

Veja mais flagrantes da destruição nos trens:





 Créditos: Globo Nordeste/Reprodução


G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog