quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Eletra e Mitsubishi desenvolvem ônibus movido a bateria

Créditos: Eletra/Divulgação

A Eletra e as empresas japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation lançaram o E-bus, primeiro ônibus elétrico movido 100% a bateria do Brasil. O veículo tem autonomia operacional de 200 quilômetros, considerando recargas rápidas, e estará em testes no Corredor Metropolitano ABD, administrado pela concessionária Metra. O trecho vai de São Mateus, na zona leste, até o Jabaquara, na zona centro-sul, cruzando a capital paulista. 
Com chassi Mercedes-Benz, carroceria Induscar Caio e motor elétrico WEG, o veículo articulado é equipado com ar condicionado e tem capacidade para 150 passageiros. O modelo irá operar no trecho Diadema - Brooklin, em São Paulo, e as baterias poderão ser recarregadas no terminal, de acordo com a necessidade da operação, segundo informou a Eletra.

A tecnologia das baterias e das estações de recarga foi desenvolvida pela Mitsubishi Heavy Industries, enquanto o chassi, carroceria e sistema elétrico de tração são fabricados no Brasil. A interface entre os dois sistemas foi desenvolvida pelas engenharias da Mitsubishi e da Eletra, sob coordenação da Mitsubishi Corporation.

“O Brasil já tem tradição na fabricação de ônibus elétricos e a parceria da Eletra com a Mitsubishi concede ao país um papel de vanguarda no grupo de empresas detentoras desta tecnologia. A necessidade de reduzir a poluição nos centros urbanos passa pela não utilização de combustíveis fosseis, principalmente nos corredores que cortam as grandes cidades. Neste sentido, os ônibus elétricos com emissão zero de poluentes terão papel fundamental para o transporte público”, declarou Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.

OTM Editora/Portal Ônibus Paraibanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog