quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Precisamos de mais educação e respeito nos transportes coletivos

Tenho bastante interesse na área de transporte e acompanho diariamente as notícias relacionadas ao tema. Semana passada, em meio a tantas matérias lidas, três delas me chamaram atenção. E elas tinham uma característica comum: a falta de respeito com os profissionais que trabalham no transporte público.

Dois destes três casos aconteceram no Recife, inclusive noticiados aqui no blog: uma mulher agrediu o cobrador de um ônibus opcional por ele não ter troco, em Boa Viagem e uma cobradora foi ameaçada por um policial após uma discussão com a esposa dele, no Alto José Bonifácio. O terceiro, que aconteceu no Rio de Janeiro, uma passageira discute com o cobrador de um coletivo simplesmente por não ter descido na parada em que desejava. Claramente estressado, o funcionário quebra um dos vidros do ônibus e depois chora.

Confira o vídeo deste terceiro caso (não recomendado para menores de 18 anos, por conter muitos palavrões):


Em todos os três casos, faltaram duas coisas aos passageiros: educação e respeito. Eles não conseguiram entender que os funcionários dos ônibus não tem culpa daqueles problemas terem ocorrido. Pelo contrário: são tão vítimas quanto os usuários dos coletivos, já que muitas vezes são submetidos a cargas excessivas de trabalho, em péssimas condições.

Aqui no Recife, por exemplo, a maioria da frota é composta por ônibus com motor dianteiro. Os motoristas são obrigados a passar oito, nove horas por dia com aquele ronco ensurdecedor ao seu lado, sem falar no calor causticante e a cadeira desconfortável. Já o cobrador fica sentado também em uma posição muito ruim, que frequentemente provoca dores nas colunas, entre outros problemas de saúde. Como se não bastasse, a categoria ainda é muito mal-remunerada.

Será que eles merecem, além de tudo isso, conviver com a grosseria dos passageiros? Eu acho que não. Se a vida é ruim para quem anda de ônibus, é ainda pior pra quem trabalha nele, e de lá tira seu ganha-pão. Se o órgão gestor e as empresas dificultam a vida dos usuários, eles também não valorizam aqueles que deveriam ser seus maiores patrimônios: não me refiro aos ônibus, mas sim aos funcionários.

Então, aproveito para lançar uma campanha, e dar uma boa ideia a você, meu caro leitor: ao embarcar no ônibus, cumprimente o motorista e o cobrador. Dê um "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" e pergunte se está tudo bem. E, além disso, se tiver alguma reclamação a fazer, não faça a eles: ligue para o SAC da empresa (hoje em dia todas elas tem, e o número é facilmente visível dentro do coletivo), ou para o órgão gestor (no caso do Recife, trata-se do Grande Recife Consórcio, cujo número é 0800 081 0158).

Tenho certeza que esse pequeno gesto vai contribuir para melhorar a vida de todos: tanto a do passageiro, quanto a dos funcionários. Eu já faço parte dessa onda. E você?



Guto de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog