terça-feira, 26 de novembro de 2013

Entidade quer 4 mil km de faixas de ônibus nas capitais

Créditos: Guto de Castro/Acervo

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) lançou uma proposta "emergencial" para a instalação de quatro mil quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, em um prazo de 12 meses, em todas as capitais brasileiras e municípios com mais de 500 mil habitantes.


A ideia da entidade é dar uma resposta ágil à demanda por melhorias na mobilidade urbana enquanto intervenções maiores - como linhas de metrô e sistemas de BRT - não ficam prontas.

A proposta da NTU, já levada ao governo, prevê ainda melhorias nos pontos de parada e fiscalização eletrônica. O custo estimado é de R$ 5 bilhões. A associação diz que todo o programa pode ser implantado em 12 meses. Para acelerá-lo, a NTU se dispõe a fazer parcerias para a elaboração dos projetos, que serão entregues às autoridades municipais. A entidade também pleiteia a criação de uma linha simplificada de financiamento para dar agilidade ao programa.

Experiências recentes na implantação de faixas exclusivas em três capitais - São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia - indicam que a velocidade média dos ônibus subiu até 108% com a iniciativa, reduzindo em até 40% o tempo de viagem para os usuários e em 30% o consumo de combustível pelas viações.

Intelog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog